Para quem está dando seus primeiros passos na prática de uma atividade física, a caminhada sem dúvida tem um papel de grande destaque. Não à toa, é a atividade física mais praticada no Brasil. Esse primeiro lugar, dentre todos os tipos de exercícios, se deve aos inúmeros benefícios da caminhada para a saúde, bem estar e o condicionamento físico.

Indicada por médicos, nutricionistas, educadores físicos, a caminhada não apenas pode ser o ponto de partida para iniciar uma atividade física, como também a principal opção.

Por isso, selecionamos 7 benefícios da caminhada a seus praticantes, para que você se motive e comece hoje mesmo. Confira!!

 

1. Benefícios da caminhada: Fácil de fazer 

Você pode ser jovem, idoso, estar acima do peso, ou com uma musculatura fraca. Não importa. A exceção de pessoas com restrições físicas, todos conseguem caminhar.

O ato de caminhar é natural e já está automatizado pelo seu corpo. Portanto, o que vai determinar a duração e intensidade da caminhada é o grau de condicionamento de cada pessoa.

Nunca fez nenhuma atividade física? Comece por caminhadas leves e de curta duração. Está acima do peso? Busque uma caminhada bem leve e evite subidas, preservando joelhos e outras regiões do corpo. É idoso e quer começar a se movimentar? Inicie com caminhadas curtas, dando uma volta no quarteirão, e depois gradualmente vá aumentando.

Vê como a caminhada é fácil de fazer e atende todos os públicos?

 

2. Benefícios da caminhada: Aumenta a disposição 

Para pessoas que não praticam nenhuma atividade física, alegar cansaço é um dos principais fatores para não treinar. O que eles não observam é que, quanto menos atividade física ele fizer, menos o corpo lhe fornecerá energia. Afinal, para que o corpo produzirá energia e disposição para não ser utilizada?

Com o início da pratica da caminhada, o corpo começa a apresentar maior disposição para o dia a dia. E isso ocorre tanto nos treinos quanto nas atividades cotidianas domésticas (arrumar a casa, subir alguns lances de escada, caminhar para o trabalho, dentre outras). Por isso, uma regra básica: quer ter mais energia? Gaste energia!

 

3. Quer ossos mais fortes? Comece a caminhar hoje 

Ossos fracos não acometem apenas pessoas mais velhas e pode ser um grande problema, levando a fraturas e problemas posturais.

O impacto é um dos maiores responsáveis por transformar ossos frágeis em fortes. Portanto, caminhar é um excelente exercício para quem busca ter ossos saudáveis.

 

4. Começou a caminhar? Seu colesterol agradece 

Atualmente, com a explosão de alimentos industrializados, as pessoas em geral se alimentam muito mal. Com isso, problemas que antes ocorriam apenas a pessoas acima do peso ou mais velhas, começam a atingir todas as idades. E o colesterol alto é uma delas.

Para quem não sabe, o colesterol é um tipo de gordura encontrada em nosso organismo, e que tem inúmeros benefícios, como produzir vitamina D, testosterona. Além disso, ele contem outros componentes que ajudam na digestão.

Porém, em altas quantidades, ele pode “sujar” a parede de suas artérias, impedindo a fluidez do sangue. Em casos mais graves, pode levar a pressão alta e até um infarto.

Com a caminhada e alimentação equilibrada, você consegue controlar o colesterol e ter uma vida mais ativa e saudável.

 

5. Quer ver sua cidade de uma forma diferente? Caminhe 

Esse é um dos benefícios da caminhada que raramente são citados. Quando se começa a caminhar, seja nas ruas ou no parque, você acaba observando sua cidade por outro lado.

Tornamos-nos mais sensíveis em observar o outro, apreciamos mais áreas bonitas e interessantes de nossa cidade que, estando no stress do carro ou do transporte público, não conseguimos enxergar.

Em resumo: um dos maiores benefícios da caminhada é a forma de apreciar sua cidade com outra visão.

 

6. Quer conhecer novas pessoas e eventos? Venha pra caminhada! 

Você pode estar em seus primeiros passos na caminhada, mas pode ter certeza: outras pessoas caminham quase que diariamente nos mesmos locais que você. Portanto, a chance de conhecer novas pessoas acaba aumentando.

Além disso, participar em eventos de caminhadas de rua pode ser uma excelente opção. Esses eventos crescem a cada dia no país todo. Sentir a energia dos praticantes, caminhando com milhares de outras pessoas, pode engajá-lo de vez na modalidade.

 

7. Sonha em correr um dia? A caminhada é o primeiro passo 

Sabemos que muitas pessoas que querem começar a fazer uma atividade física logo ouvem falar dos benefícios da corrida. Sem dúvida a corrida tem uma série de vantagens e benefícios (Escrevemos uma matéria completa sobre o tema. Clique AQUI para ler). Porém, para que ela possa fazer parte de sua rotina, a caminhada será o primeiro passo.

Iniciando pela caminhada, você terá a segurança e adaptação necessária para fazer uma transição para a corrida.

Nesse momento, contar com uma orientação personalizada com certeza será fundamental para evitar lesões e promover uma adaptação saudável e tranquila.

E você? Gostou da matéria sobre os benefícios da caminhada? O que está esperando ok para começar a caminhar hoje mesmo?