Caminhada ou corrida: qual atividade física ideal para você?

Caminhada e corrida são fundamentais para a saúde
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Todo mundo deseja estar em forma. Seja na parte estética, ou por uma questão de saúde, ninguém quer passar pelas consequências de uma vida sedentária. Porém, apenas 1/ 4 da população treina regularmente. Isso mostra que começar a se exercitar é um grande desafio para a maioria da população. E para dar esses primeiros passos, a caminhada ou corrida estão entre os mais escolhidos.

Já há algum tempo, as atividades coletivas tem perdido espaço no mundo moderno. Dificuldade de locomoção, falta de tempo e horários cada vez mais flexíveis são as principais causas. Por isso, caminhar ou correr são atividades tão atraentes, principalmente para começar seus treinos.

Mas quais as principais diferenças da caminhada para a corrida, referentes à saúde? Como optar de forma inteligente por uma delas? Nessa matéria, vamos explicar quando a caminhada é a melhor escolha para você, assim como mostrar em que momento a corrida é a opção ideal.

Sempre foi ativo fisicamente?Pode começar pela corrida

Inicialmente um dos pontos centrais para definir qual atividade irá seguir. Pessoas que sempre fizeram algum tipo de atividade física, ou ainda praticam, mesmo de forma esporádica, podem iniciar seus treinos regulares a partir da corrida.

Portanto, nosso histórico de exercícios, principalmente iniciado quando criança ou adolescência, promove uma grande vantagem em comparação a pessoas que resolvem iniciar seus treinamentos já adultos. Isso ocorre porque é durante o período de 7 até 20-25 anos que o nosso corpo tem um “boom” físico. Nosso corpo começa a formar músculos, produzir determinados hormônios, assim como desenvolver determinadas capacidades.

Dessa forma, seu corpo acaba adquirindo uma espécie de memória celular, reconhecendo a atividade física como algo familiar logo que se inicia a prática. Isso dá uma ligeira vantagem em comparação às pessoas sem histórico de atividade física, assim como a adaptação costuma ser mais rápida.

Mas atenção: esses benefícios só costumam ocorrer em pessoas que tiveram nesse período de formação algo em torno de 8 a 12 anos de atividade física acumulada. Caso contrário, iniciar na caminhada pode fazer mais sentido.

Caminhada ou corrida? Seu peso atual pode definir essa dúvida

Atualmente mais de 50% da população brasileira está acima do peso. Desses, 15 a 20% já estão em estágio de obesidade. Por isso, tomar determinados cuidados para começar uma atividade física, seja a caminhada ou corrida, é muito importante nesse estágio. Não podemos esquecer que exageros ou más escolhas podem levar ao afastamento por lesão ou desmotivação da atividade.

Está acima do peso? Inicialmente começar pela caminhada sem dúvida será mais seguro e irá poupar suas articulações e músculos nesse primeiro estágio. Além disso, esse momento será muito importante para ganhar regularidade e condicionamento físico de forma gradual.

Paralelo ao início dos exercícios, procure fazer ajustes básicos em sua alimentação. Equilibrar melhor suas refeições, consumindo carboidratos, proteínas e gorduras em todas as refeições é o primeiro passo para fazer seu corpo trabalhar de forma eficiente durante todo o dia. E não esqueça também de beber de 1,5 a 2,5l de água por dia, divididos no consumo periódico de 100 a 200ml por hora.

Além disso, não deixe de se movimentar mais durante o dia. Subir mais escadas, passear com o cachorro, inserir atividades de lazer que tenham bastante movimento… todas são ações que devem ser iniciadas o quanto antes. Afinal, fazer atividade física, seja caminhada ou corrida, por volta de 30 a 60 minutos diários, mas permanecer inativo nas outras 23 horas do dia não parece ser produtivo, não é mesmo?

Não gosta de fazer exercício? Comece pelo mais simples

Não gosto de correr porque cansa muito”. É muito comum ouvir esse tipo de afirmação em pessoas que desistem de fazer corrida logo nas primeiras semanas de treino. Porém, a escolha pela caminhada ou corrida passa obrigatoriamente por etapas de condicionamento físico. Portanto, é possível inclusive afirmar que a corrida é o passo seguinte da caminhada, e o que as distinguem é a velocidade e intensidade dos movimentos.

Portanto, não é recomendado começar pela corrida caso a caminhada ainda seja uma atividade desafiadora para você. É preciso inicialmente ter regularidade (exemplo: treinar de 3 a 4 x na semana), facilidade de caminhar acelerado e em subidas, e por um período de até 60 minutos. A partir daí, a corrida passa a se tornar uma opção natural de evolução.

Seja na caminhada ou corrida, comece devagar

A direção é muito mais importante que a velocidade. Por isso, caso a caminhe se mostre a melhor atividade para começar seus treinos, procure ir devagar. Nessa primeira fase, feito é perfeito. Em outras palavras: não adiantam bons treinos e pouca regularidade.

Vai iniciar na corrida? Ótimo! Mas é muito importante começar alternando caminhadas com corridas, de forma leve e gradual. Apenas depois de algum tempo, a corrida passa a se tornar predominante, assim como parte integral de seu treino.

E você, já sabe se deve começar pela caminhada ou corrida? Ainda tem muitas dúvidas? Não deixe de ler nossas outras matérias sobre o tema, e baixar nossos materiais de apoio.

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