Powered by Rock Convert

Colocar o tênis, ajustar o relógio, definir o percurso. Muitas coisas devem ser levadas em conta quando estamos começando a correr. Confira o que não pode faltar nesses primeiros passos da corrida.

Iniciar um treinamento de corrida é uma prática que parece simples, a princípio, mas encontrar a força e a determinação para sair de casa nem sempre é tão fácil. Por isso, pode-se pensar em algumas maneiras para facilitar esse processo e iniciar uma vida mais saudável.

Nessa matéria, vamos destacar para você pontos fundamentais para toda pessoa que deseja começar a correr com qualidade e segurança.

Está começando a correr? Confira seu quadro de saúde

Para começar, é importante conferir a situação geral de saúde, para não ter problemas durante os treinos e corridas. Alguns especialistas, como o cardiologista e o ortopedista, podem constatar qualquer tipo de anormalidade no coração ou nas articulações. 

Porém, mesmo um clínico geral já consegue montar um quadro bastante completo de como andam todas as questões relacionadas à sua saúde corporal – e até mental. O importante é não criar impedimentos para começar a atividade. Estando clinicamente liberado, você já pode começar a se programar para iniciar seus treinos.

Além disso, o médico pode ajudar a entender algumas questões que podem ser vantajosas na hora de montar um planilha de corrida, como, por exemplo, a sua frequência cardíaca ideal para praticar atividades físicas. 

começando a correr e como fazer

Esse é um fator chave para realizar treinos mais eficientes e atingir um melhor desempenho. 

Não se pode deixar de fora uma visita ao nutricionista, para desenvolver, ao mesmo tempo, o hábito da alimentação saudável. 

É importante nunca pular refeições e manter intervalos regulares entre as principais e os lanches, durante o dia. 

Mais do que isso, é necessário encontrar equilíbrio entre os alimentos, montando um plano alimentar especial para o atleta, que deve abranger: 

  • fibras;
  • vitaminas;
  • ferro;
  • lipídeos;
  • gorduras, etc. 

Além disso, o profissional indicará quais os melhores momentos para consumir cada tipo de alimento.

Garantir vestimentas adequadas

Não há dúvidas de que a corrida requer algumas vestimentas e tênis apropriados – e há muitas opções de camisetas, shorts/bermudas e até calças e moletons leves para quem quer começar a correr

O ideal é procurar roupas de tecidos leves e que sejam transpiráveis, como as camisetas de dryfit ou sintéticas. Elas ajudam a dissipar o calor e equilibrar a temperatura do corpo. Isso impacta muito quando está começando a correr, pois uma temperatura mais alta aumentará o cansaço.

Vale lembrar também que o mais importante é que você esteja confortável com as roupas que está usando. Então vá até uma loja de artigos esportivos e experimente algumas opções, antes de finalizar a compra.

Além disso, é vital escolher um tênis confortável e adequado para a prática da corrida. Você pode descobrir qual o seu tipo de pegada e, então, escolher o modelo que melhor se adeque ao seu pé – isso é importante para prevenir lesões.

Aprender a alongar e aquecer

Uma das coisas mais importantes, em qualquer tipo de prática esportiva, é alongar e aquecer, antes e depois de cada treino. Isso é essencial para o corpo “acordar” e entender que vai receber uma certa carga de movimentos em seguida – bem como para relaxar, após ter realizado o esforço da corrida.

Um treinador de corrida é o profissional mais adequado para ajudar você nesse momento. Ele irá não apenas indicar quais os melhores exercícios, mas também ajustará seus treinos de corrida de forma bem específica.

Se, além da corrida, você também está treinando em uma academia, o próprio instrutor do local pode ajudar com um plano de alongamento e aquecimento para os seus treinos de corrida.

Força de vontade e determinação

Pode ser complicado começar a correr, mas, uma vez que você junta a coragem e determinação, você não vai querer parar. 

Para ajudar a manter o foco e dar aquele boost na animação para sair de casa e treinar, convide algum amigo (ou mesmo um grupo de amigos) para ir junto.

Praticar esportes em grupo não é apenas bom para os companheiros se ajudarem, mas também para estar sempre ligado nas novidades desse mundo esportivo, assim como para se manter atualizado nas competições de corrida de rua que acontecem na região em que moram. 

Manter contato, no meio esportivo, é uma boa forma de um informar o outro!

Além disso, as competições também são um bom meio de se motivar, já que através delas você pode colocar objetivos nos seus treinos e conquistar um rendimento e desempenho melhores.

Viu como tem diversos passos para quem está começando a correr? Você está pensando em iniciar? Ficou alguma dúvida? Compartilhe com a gente!