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Sabemos a importância de manter uma vida com atividade física ativa, mas entre tantos exercícios diferentes e que trazem resultados e condicionamento físico, sempre é bem vindo novas opções para mudar a rotina de treinos e deixar nosso corpo com um condicionamento físico melhor. E nessa matéria, queremos ajudar aqueles que irão começar a praticar corrida.

Por ser uma atividade muito democrática, que abrange idosos, jovens, pessoas acima do peso, magros, dentre outros, existem diversas dicas fantásticas sobre o tema. Dentre tantas, separamos para vocês 4 dicas para começar seu treino de corrida.

Elas podem ser aplicadas tanto por corredores mais experientes como mais iniciantes. Entre nessa com a gente e descubra os melhores benefícios e o quanto é agradável começar a praticar corrida.

1. Vai começar a praticar corrida? Fortalecimento muscular

Para um bom rendimento no início da sua prática de corrida é necessários treinos específicos para fortalecimento de músculos. Isso dará toda base que você precisa para conseguir render nos treinos, se recuperar mais rápido e evitar lesões.

Também é importante estar atento e bem orientado sobre o tipo de treino e exercício para cada quilometragem. Por exemplo, para uma corrida de 5km precisa de um treino específico diferente de um treino para meia maratona! Por isso sempre aconselhamos a ajuda de um educador físico para passar seu treino adequado.

Com um condicionamento físico bem preparado e adequado para começar a praticar corrida, você irá atingir resultados mais rápidos do que o previsto. 

Comece a correr aos poucos, evitando dias seguidos

Quando se começa a correr é natural à busca pela evolução mais rápida. Queremos ver os resultados o quanto antes e muitas vezes isso pode levar a um excesso de treinos ou de intensidade.

Uma dica importante é sempre trabalhar suas sessões de treino alternando caminhadas com corrida. Isso porque quando se começa a prática de corrida suas articulações ficam sobrecarregadas, devido à carga de peso que é duplicada ou até mesmo triplicada dependendo da intensidade da corrida. Portanto, dê mais tempo de adaptação e evite treinos muito extensos, mesmo que esteja sentindo-se apto para tal.

Outra orientação é que evite correr em dias seguidos, dando o tempo necessário para a recuperação do seu corpo.

Sempre consulte um treinador na hora de elaborar sua programação de treinos e definir qual dia será o da corrida e qual do treino de fortalecimento.

Vestimenta apropriada

Para todo treino é necessário vestimenta adequada para te trazer comodidade, flexibilidade e conforto na hora de treinar. A sua primeira aquisição deve ser em um tênis de corrida adequado para a prática de corrida, que traga conforto, diminuía o impacto do corpo com o solo e proporcione uma comodidade na hora do treino.

Também é necessário apostar em roupas leves, de alta flexibilidade e frescas para seu treino. A qualidade das suas roupas de treino influencia e muito no seu rendimento de corrida. Por isso, não esqueça de realizar um investimento ideal para esses acessórios tão importantes.

Alimentação adequada

Para todo treino é necessário uma alimentação adequada. Comer direito contribui não apenas para um melhor desempenho como também ajuda na perda de peso.

Mas, exclusivamente para corrida, precisamos de alimentos com um alto índice de nutrientes saudáveis para a nutrição dos músculos e rendimento na hora de treinar, principalmente na medida em que a distância dos treinos passarem de uma hora.

Ter uma orientação de uma nutricionista nessa hora irá direcionar de forma adequada um cardápio para você. Além disso, você terá um planejamento de curto, médio e longo prazo para seguir.

E pensando nesses primeiros passos para começar a praticar corrida, você pode baixar nosso ebook com todas as etapas que deve seguir para iniciar com o pé direito. Deixe novos hábitos fazerem parte da sua vida e se divirta!