Sábado. Você está organizando a roupa, suplementos, tênis, dentre outras coisas que usará amanhã na corrida. A tensão não deixa você dormir. Medo de perder o horário, de ter comido muito, de não dormir bem. Isso é mais comum do que você imagina…

Controlar o stress pré corrida de rua é uma das principais questões para as quais os corredores tentam encontrar respostas. Afinal, quem nunca ficou ansioso antes de uma competição, não é mesmo?

A boa notícia é que é possível superar esse drama. No entanto, precisamos ser honestos: isso não ocorre da noite para o dia. É fundamental seguir algumas dicas para que você aprenda como virar esse jogo.

Depois de vencer esse adversário, certamente você levara seu treinamento de corrida para outro nível.

Então, continue acompanhando nosso artigo e veja como controlar o stress de vez!!

 

Quer reduzir o stress pré corrida de rua? Organize-se e medite

Sem dúvida ajustar todos os detalhes de vestimenta, estabelecer um horário com boa antecedência e mentalizar como pretende fazer a prova, trarão uma tranquilidade para que durma bem. Com a mente tranquila, você certamente terá mais calma para encarar uma competição, não apenas pré prova (na hora de dormir, relaxar) como durante a corrida.

Ficar estressado só irá atrapalhar sua concentração, além de criar dificuldades claras de desempenho, como condições para respirar melhor ou até mesmo para pensar numa estratégia. Portanto, pare!

Uma outra estratégia que pode ser utilizada, principalmente na véspera da prova, é a meditação. Ela tem o poder de liberar o stress acumulado em seu corpo e impede que esse mal atrapalhe você.

Todavia, não é necessário ser um especialista no assunto para iniciar essa atividade. Basta praticá-la regularmente para conquistar esses benefícios. Há, inclusive, técnicas rápidas com um minuto de duração.

 

Relaxe sua mente

Sabemos o quanto essa competição é importante para você. No entanto, não concentre todas as suas energias pensando no grande dia. Relaxe!

Deixe para ajustar as questões logísticas apenas na véspera. É tempo mais que suficiente. Quando estiver faltando poucos dias para a prova, assista a sua série de TV favorita ou ouça uma boa música.

Aqui, não importa se você gosta de Rock, Samba ou Axé. Curta o momento e você perceberá como sua raiva, ansiedade e stress serão dominados pela sua alegria e tranquilidade.

 

Faça seus treinos de corrida com disciplina

Mesmo que você esteja confiante, jamais deixe de treinar e seguir o planejamento de treino, pois estará mais preparado que nunca, fisicamente e mentalmente, para os desafios inesperados da prova.

Quando desenvolvemos uma rotina na  preparação da prova, diminuímos o grau de incerteza e estaremos mais focados na competição.

O aquecimento antes da prova também é super importante e deixará seu corpo “ligado” para iniciar sua corrida muito mais tento e concentrado. Ele  consiste geralmente nas seguintes etapas:

  • Trabalho de mobilidade;

  • Alongamento muscular;

  • Aumento da temperatura corporal;

  • Exercícios específicos para preparar para a competição.

 

Busque uma assessoria esportiva

Quem treina sozinho tem mais chances de acumular alta carga de stress pré corrida de rua. Sem dúvida, sozinho é difícil saber se desenvolveu as melhores técnicas para evoluir.

Para que você não entre em pânico, invista em uma assessoria esportiva. Aqui, você terá um acompanhamento de profissionais especializados que mostrarão os melhores caminhos para alcançar os lugares mais altos do pódio.

 

 

Use a técnica da imaginação

Grande parte dos atletas utiliza a técnica da imaginação, conhecida também como imagética, para se preparar para a corrida. Eles visualizam fotos de atletas vencedores para pensar em uma estratégia que ajude a lidar com situações difíceis, ou mesmo músicas e cenas que remetam a positividade.

Veja abaixo os três tipos de imaginação praticados:

  • Visualização: o atleta imagina como seria sua prova perfeita;

  • Imagética: o corredor pensa como seria o dia da prova, o público, a emoção de um bom ou mau resultado, o seu nível de confiança para aumentar o ritmo, etc.;

     

Essa experiência traz mais confiança para o dia da prova, uma vez que o cérebro interpreta os cenários como se eles estivessem acontecendo naquele momento.

Seguindo as nossas orientações, acreditamos que você estará mais preparado para a próxima competição. Porém, vale uma última dica: não encare esse momento como a única chance da sua vida. Se não alcançar o resultado desejado, continue treinando. Combinado? Quem sabe da próxima a meta desejada não vem?

Agora que você já sabe como controlar o stress pré corrida de rua, compartilhe este post nas redes sociais e ajude outros corredores a se livrar desse problema!