Como sair do sedentarismo e começar a treinar corrida?

Você é do tipo que passa o dia sentado na mesa de escritório e depois vai para casa assistir televisão? Muito cuidado! Você pode estar sendo vítima de um dos piores hábitos da humanidade: o sedentarismo. Ele provoca sérios danos à saúde, especialmente a do coração.

A boa notícia? Você pode sair dessa rotina! Vamos te mostrar agora como sair do sedentarismo e começar a treinar corrida!

Quais são as principais causas do sedentarismo?

Num mundo altamente modernizado, no qual a tecnologia é pensada para deixar a nossa vida menos agitada, ser uma pessoa sedentária não é nada difícil. Por exemplo: mesmo conseguindo chegar ao trabalho com apenas 20 minutos de caminhada, muitas pessoas preferem ir de carro (mesmo que isso gaste mais tempo com trânsito e para achar uma vaga).

Outro exemplo clássico é o uso do elevador: ninguém quer se dar ao trabalho de subir as escadas para chegar em casa ou no escritório. O aparelho faz todo o esforço e você não precisa gastar sequer uma caloria para chegar ao destino final. Mas como já dizia o nosso ilustre Mário Quintana: “A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda”.

Por que o sedentarismo é tão comum?

Sabia que o sedentarismo já é considerado o mal do século? Esse problema já atinge quase 50% dos brasileiros e, segundo pesquisas, é ainda mais comum em mulheres.

Mas como algo que faz tão mal pode ter tantos adeptos? Hoje em dia, há muito mais distrações dentro de casa do que havia algum tempo atrás. Em casa temos filmes, seriados, salas de bate-papo, redes sociais e um mundo inteiro à nossa disposição por conta do acesso à internet.

A falta de tempo ou de prioridade também é outro fator. Estamos cada vez mais preocupados em acumular riquezas enquanto estamos jovens para ter um futuro mais confortável. No entanto, o que as pessoas não compreendem é que uma vida sem exercícios físicos gera idosos doentes — e o dinheiro ganho hoje será usado nos tratamentos de amanhã.

Como sair do sedentarismo?

1. Mude pequenos hábitos

Que tal deixar o elevador de lado e usar a escada do prédio? Já é um bom exercício para ser feito todos os dias. Vai a algum lugar próximo? Caminhe: você ainda economizará combustível! Assim, as medidas que podem trazer mais atividade corporal à sua rotina são muitas — e o melhor: você nem mesmo precisará de um tempo extra para realizá-las!

2. Comece aos poucos

Você tomou a importante decisão de sair do sedentarismo, mas não comece querendo correr uma maratona. Comece com caminhadas ao redor do quarteirão, depois vá acelerando aos poucos e trace novas metas que possam ser alcançadas sem sacrifícios.

3. Monte a sua playlist

Quer mais animação ao praticar a sua corrida? Monte uma playlist com músicas animadas e que você goste para te animar a correr. Coloque no modo aleatório para não enjoar muito das músicas.

Lembre-se de ir acrescentando novas e tirando as mais antigas. Trocando o repertório periodicamente, o treino fica mais animado.

4. Peça ajuda profissional

Nenhuma atividade física deve ser feita sem ajuda profissional. A corrida, por exemplo, exige certa cautela e orientação para evitar lesões e fazer com que você alcance sempre os melhores resultados. Além disso, fica muito mais fácil de continuar quando identificamos tudo que as atividades físicas estão fazendo pelo bem de nosso corpo.

Agora que você já sabe como sair do sedentarismo, compartilhe esse post nas redes sociais e mostre aos seus amigos que eles também podem ter uma vida mais ativa!

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais

Programa de Corrida
Treinamento de Corrida

Que tal fazer um mês 100% FREE na Pacefit?

Basta preencher o formulário e começar a correr pra valer e com orientação!