5 ações para controlar o peso que todo mundo deveria conhecer

veja como controlar o peso com saúde
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Metade da população brasileira hoje está acima do peso. Essa “verdade inconveniente” não é à toa. Muitas mudanças ocorreram em nosso comportamento para chegar nesse cenário. Mas será que controlar o peso é tão difícil? Vamos mostrar 5 ações que podem ajudar muito nessa missão. 

Falta de tempo. Não encontrar algo que goste. Ausência de resultado. Todas essas justificativas estão entre as preferidas quando perguntamos o porquê das pessoas não fazerem atividade física. Em geral, a consequência desse quadro acaba sendo não apenas uma pessoa sedentária, bem como alguém acima do peso.

Fazer exercícios físicos com caráter preventivo, com o intuito de controlar o peso e ter uma vida mais saudável, infelizmente não é um costume do Brasileiro. Temos em nossa maioria um comportamento mais reativo, ou seja, são aqueles “quilinhos a mais” na balança ou uma recomendação médica séria que nos leva a alguma tentativa de mudar hábitos ruins.

Por isso, separamos 5 ações que todo mundo deveria ter para controlar  o peso. Confira agora como chegar lá de forma saudável, sem dietas mirabolantes.

1. Quer controlar o peso? Coma em pequenas porções

Umas das atitudes mais simples também está entre as mais difíceis de serem aplicadas. Comer poucas porções nas refeições é algo que exige força de vontade, e uma mudança de hábito. Isso porque culturalmente somos acostumados a grandes quantidades de alimentos, desde o almoço em família até o churrasco de fim de semana, feijoada, rodízio, dentre outras situações.

Claro que, como indivíduos, temos muitas diferenças alimentares, mas comer pequenas porções está sempre muito associado à regime. Dessa forma, o que deveria se tornar um costume acaba ganhando status de exceção e sacrifício pontual.

Portanto, vá gradualmente reduzindo a quantidade, mas sempre preservando uma refeição com carboidratos, proteínas e gorduras. Isso ajudará muito a meta de controlar o peso.

2. Coma sem pressa

A velocidade com a qual comemos tem um impacto mais forte do que se imagina. Nosso corpo é um sistema complexo, mas interligado. No momento em que começamos a comer, nosso cérebro vai recebendo a informação, produzindo uma sensação de saciedade assim que tivermos ingerindo a quantidade considerada suficiente.

O problema é que, quando comemos mais rápido, essa mensagem chega ao cérebro com certo atraso. Assim, acabamos comendo acima do que precisamos. Portanto, o ideal é comer com uma velocidade moderada, mastigando mais a comida e evitar o impulso desencadeado pela fome ou ansiedade.

3. Todo movimento importa

A rotina da maioria das pessoas hoje em dia é muito pautada por agenda e horários para tudo, inclusive para se exercitar. Porém, pouca gente sabe – ou lembra – que a cultura das academias, equipes de corrida, studios de Pilates, Crossfit, foram incorporados em nosso dia a dia apenas nos últimos 30 anos.

Então, por que de lá para cá a obesidade só aumentou? O motivo é simples: movimento. Com a tecnologia participando casa vez mais de nosso cotidiano, acumulamos bem menos movimento que antigamente. Com menos energia gasta e alimentos cada vez mais calóricos, temos um quadro perfeito para ganho de peso.

Portanto, acumular mais movimento durante todo o dia, e não apenas nos horários onde costuma treinar, será um fator crucial para ficar no peso ideal.

4. Evite ficar muito tempo sem comer

Ainda não existe um consenso sobre o intervalo de horas que uma pessoa deve se alimentar. Porém, uma coisa é fato: quanto mais tempo sem comer, principalmente depois de 3 horas em jejum, mais seu corpo estará propenso a estocar, até como forma de se precaver da futura falta de alimento.

Comendo com regularidade e sempre nos mesmos horários, mais energia é ofertada para o dia a dia, pois o organismo tem a “garantia” que novos nutrientes virão em breve, e assim disponibiliza mais calorias para serem utilizadas.

5. Quer controlar o peso? Mude o estilo de vida

Diz um provérbio chinês: “tolo é quem faz as mesmas coisas esperando um resultado diferente”. Quando pensamos em entrar em forma, sempre temos que ter isso em mente. Uma pessoa que não faz exercício físico e se alimenta mal dificilmente ficará saudável sem mudanças profundas em sua rotina.

Não existem milagres. Na maior parte do tempo, o resultado é proporcional ao sacrifício e a dedicação. Porém, é sempre importante ter em mente que o maior desafio é mudar, pois quando os resultados começam a aparecer, não apenas no corpo, bem como na disposição do dia a dia, em geral as pessoas se arrependem de não terem começado antes.

Pretende controlar o peso ficando mais no exercício ou na alimentação? Costuma seguir essas 5 atitudes que destacamos? Comente aqui e não deixe de acompanhar as próximas matérias.

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