Começar a correr não é uma tarefa fácil.  Para aquelas pessoas que decidiram sair do sedentarismo e praticar atividade física, um caminho desafiador será percorrido até que o exercício seja parte prazerosa de seu dia. E nessa jornada, iniciar com a caminhada é a melhor forma e trás diversos benefícios.

Mas para quem já caminha, o desafio natural para iniciar de fato na corrida é correr os primeiros 5km. Em geral, essa distância é o ponto de partida para qualquer corredor, pois permite que ela também seja experimentada na caminhada. Isso dá confiança para encarar o desafio de fazer a distância correndo o tempo todo.

Resolveu encarar o desafio? Ótimo! Para te ajudar nessa meta, separamos 5 dicas fantásticas para que sua estreia seja inesquecível e com o pé direito. Confira!!

 

1. Correr os primeiros 5km? Mantenha a caminhada nos treinos 

Para quem irá encarar a mudança da caminhada para a corrida, é muito importante que esse processo seja realizado de uma forma gradual. Por isso, iniciar a corrida com um a dois treinos na semana no máximo, alternando com outros treinos apenas com a caminhada, é o melhor estratégia.

Nesse período, seu corpo ainda está num processo de adaptação. Por isso, tentar correr em todos os treinos e o tempo todo pode trazer lesões, o que atrapalhará todo desafio.

Portanto, treinos de caminhada + corrida é a melhor forma de se manter regular e saudável, evitando excessos. 

 

2. Cuide de sua alimentação 

Muitas pessoas fazem uso da atividade física para perder peso. Porém, a busca por um corpo mais magro e saudável, assim como a disposição para correr os primeiros 5km, passa por se alimentar melhor.

Perder peso nesse processo é importante não apenas na questão estética e de saúde, mas também nos resultados de seu treinamento. Um corpo mais leve se desloca com mais facilidade, contribuindo para treinos de corrida menos sofridos.

Além disso, se alimentar de forma adequada irá ajudar você não apenas no sobrepeso e disposição, como também criará um ambiente mais motivante e saudável, para se manter firme no desafio.

3. Estreando nos primeiros 5km? Escolha uma prova 

Pode parecer óbvio, mas com certeza escolher a prova onde irá vencer esse desafio é fundamental. Quando você se inscreve numa corrida de rua de 5km e o dia para alcançar essa meta tem data, o desafio é levado de outra maneira. Com muito mais disciplina e motivação.

Porém, tome muito cuidado para escolher uma prova que esteja muito em cima e não te permita se preparar adequadamente. Um período de ao menos 12 semanas é o ideal para se preparar corretamente na transição da caminhada para a corrida.

 

4. Escolha a prova certa para sua estreia nos primeiros 5km 

Não basta apenas se inscrever na distância. Para chegar ao sonho de correr os primeiros 5km, a escolha da prova é um dos pontos mais importantes. Procure por corridas de rua que tenham, de preferência, um percurso plano, evitando surpresas no caminho.

Outra escolha também passa pelas estações com temperaturas mais amenas, ou com largadas bem no início da manhã (entre 6 a 7h é uma ótima opção). Com certeza, isso permitirá a melhor condição para uma estreia perfeita.

 

5. Correr os primeiros 5km? Procure uma Assessoria Esportiva 

E para fechar nossa lista, sem dúvida ingressar numa equipe de corrida será a cereja do bolo em sua preparação.

Contando com um suporte adequado, dicas de postura e uma planilha específica para correr os primeiros 5km, sua experiência será inesquecível.

E para ajudar no projeto “Correr os primeiros 5km” separamos para você um ebook GRATUITO: Como começar a correr. Nele, você terá todas as dicas que precisa para iniciar com o pé direito sua jornada para se tornar um corredor. Para baixar, basta clicar aqui.

 

E você, gostou da matéria? Conheça também um pouco mais do trabalho da Pacefit Assessoria Esportiva.