Vai estrear na corrida de 10 km? Confira 10 dicas para sua estreia

corrida de 10 km
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Encarar uma corrida de 10 km pela 1ªvez é um passo importante para se desenvolver na distância mais popular entre corredores. Mas antes de achar que, após semanas treinando, a preparação acabou e basta correr, é importante estar atento à conselhos e dicas para estrear com o pé direito. Confira agora mesmo as 10 principais. 

Não apenas como esportistas, mas também como seres humanos, estamos sempre em busca de experiências inesquecíveis. E quando falamos do universo da corrida de rua,  correr 10km pela primeira vez sem dúvida será um momento guardado na memória.

Considerada a “queridinha do público” e disparada a com maior quantidade de participantes no país, ela atrai pessoas de diferentes idades e fases da corrida. Essa grande popularidade ocorre muito em função de ser uma distância desafiadora – porém possível – para quem está iniciando na corrida. Portanto,  ter a opção ideal para estrear seus primeiros 10 km não é uma tarefa das mais difíceis.

Os 10km também é uma distância muito boa para se desenvolver no quesito velocidade. Isso porque o tempo de corrida – que pode variar de 35 minutos até 1h30 entre amadores – acaba não sendo um volume tão inalcançável para um iniciante, se comparado a uma meia maratona (21 km) ou maratona (42 km), por exemplo.

Mas para que essa experiência seja inesquecível, e também a primeira de muitas, separamos 10 dicas bem legais para superar os primeiros 10 km. Vamos lá?

1. Escolha uma corrida de 10 km popular

Isso mesmo. Escolher uma prova conhecida e considerada “grande” em termos de estrutura e participantes é o melhor caminho. Dicas de amigos que já correm, além de pesquisar em sites de grandes organizadoras de corridas de rua, são boas alternativas. Isso garantirá uma experiência melhor em todas as etapas, desde a retirada do kit, a feira pré-prova, até a sinalização durante a corrida, uma medalha bacana, dentre outros elementos.

Além disso, uma corrida com mais de 5 mil pessoas – muito comum nessa distância – dá uma dimensão real desse universo. E a chance de sair da corrida ainda mais motivado e já pensando na próxima é grande.

2. Quer uma corrida de 10 km sem sustos? Antecipe-se na compra

Como dissemos antes, são inúmeras as opções para correr essa distância, em função da alta quantidade de participantes. Por isso, escolher uma corrida de 10 km com antecedência trás grandes vantagens, tanto na preparação (próximo tópico) quanto na parte financeira. Muitas vezes, inscrições com 3 a 6 meses de antecedência podem sair até 40% mais baratas em relação à compra dias antes da prova.

Comprar em cima da hora também expõe ao risco de perder a inscrição. Apenas como um bom exemplo, as inscrições da corrida de São Silvestre costumam se esgotar de 4 a 5 meses antes. Impressionante, não é mesmo?

3. Invista na preparação de sua corrida

Após escolher a prova de 10 km, começa a preparação para a corrida. E nesse cenário, tempo para treinar conta muito. Um bom planejamento para essa distância deve ter pelo menos de 3 a 6 meses.

Esse período ajudará a evoluir de forma gradual, sem pular etapas, o que infelizmente é muito comum, principalmente entre corredores mais iniciantes, ou sem a orientação adequada

4. Priorize provas planas para correr

Para uma estreia na distância, optar por provas predominantemente planas podem ajudar não apenas com a preparação, mas com o nível de dificuldade durante à corrida. Numa estreia, sempre é mais interessante buscar opções menos desgastantes.

Treinos de subida podem ser incorporados a rotina, pois ajudarão a deixar as pernas mais fortes e a parte mental mais preparada. Afinal, mesmo em provas predominantemente planas, pode haver em algum momento uma subida. E caso o corredor não tenha vivenciado essa condição, sua confiança pode ser abalada.

5. Alterne caminhadas com corridas

Na necessidade de aumentar o volume de treinos para encarar os 10km, muitos corredores erroneamente não inserem caminhadas na fase inicial de preparação. Geralmente, o foco do corredor para essa prova é correr o tempo todo. Porém, existe uma evolução gradual, e optar precocemente por tentar correr o tempo todo pode desgastar músculos e articulações, assim como mais impactos na parte física.

Cada caso deve ser tratado de forma individualizada (correr o tempo todo ou não), e com certeza ter uma orientação personalizada ajudará você a planejar caminhadas ou não durante os treinos mais longos, se adaptando melhor à distância.

6. Procure suporte especializado (Assessoria Esportiva)

Ter um acompanhamento direcionado e específico para os primeiros 10 km é fundamental. As assessorias esportivas promovem um ambiente de corredores com objetivos semelhantes, treinos direcionados, e ajustes específicos.

Além disso, a maior parte das assessorias elabora planilhas de treinamento para o corredor realizar seu treino de corrida a qualquer hora e local, adaptando a rotina e dando flexibilidade.

7. Não treinar a distância durante a preparação para a corrida

Irá encarar corrida de 10 km pela primeira vez? Então, não realize a distância durante os treinos. Os 10 km devem ser como uma progressão natural da distância, ou seja, a meta a ser alcançada no dia da prova. Correr a distância antes, além de “tirar” a expectativa da conquista, pode levar a um cansaço na corrida que comprometerá o rendimento do corredor no dia da prova.

8. Chegue cedo no dia de sua corrida

A maior parte das pessoas que não correm regularmente, ou nunca participaram de uma corrida de rua, não tem noção do quanto um evento desse mobiliza pessoas e pode complicar o trânsito, mesmo em horários considerados muito cedo.

Portanto, o ideal é sair com antecedência, se organizando para chegar de 40 a 60 minutos antes no local do evento. Isso garante a tranquilidade para se arrumar com calma, ir ao banheiro, e encontrar seu local de largada.

9. Não se exija uma grande performance

Não se preocupe tanto com o melhor rendimento em sua primeira prova. É um período de descoberta e ganho de experiência. O mais importante na estreia é terminar bem, com boas condições físicas, sem se “arrastar”. Com o tempo, o quesito performance entrará nas metas naturalmente.

10. Curta a experiência da corrida

Não se coloque pressão demais, não se exija demais, não deixe o nervosismo atrapalhar essa experiência tão transformadora. Curta o dia, o momento. Olhe as pessoas ao redor. Aproveite a largada e, principalmente, a chegada. Afinal, só se estreia uma vez na vida.

Está se sentindo mais preparado para a corrida de 10 km? Gostou dessas dicas para estrear com o pé direito? Compartilhe com a gente e veja mais matérias de outras distâncias.

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