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Escolher uma corrida de 10 km é um passo importante para se desenvolver na distância mais popular entre corredores. Mas antes de achar que, após semanas treinando, você já está preparado, é importante estar atento a conselhos e dicas para estrear com o pé direito. 

Correr 10km pela primeira vez é uma experiência inesquecível para um corredor que estreia na distância. Ela é considerada a “queridinha do público” e disparada a com maior quantidade de participantes no país. Mas essa grande popularidade acontece muito em função de ser uma distância desafiadora – mas possível – para quem está dando os primeiros passos na corrida. Por isso, ter opções para estrear seus primeiros 10 km não é uma tarefa das mais difíceis.

O 10 km também é uma distância muito boa para se desenvolver no quesito velocidade. Isso porque o tempo de corrida – que pode variar de 35 minutos até 1h30 entre amadores – acaba não sendo um volume tão inalcançável para um iniciante, se comparado a uma meia maratona (21 km) ou maratona (42 km).

Mas para que essa experiência seja inesquecível e a primeira de muitas, separamos 10 dicas bem legais que você precisa fazer para superar seus primeiros 10 km. Vamos lá?

Escolha uma corrida de 10 km popular

Isso mesmo. Escolher uma prova conhecida e considerada “grande” em termos de estrutura e participantes é o melhor caminho. Dicas de amigos que já correm sempre são bem vindas. Isso garantirá a você uma experiência melhor em todas as etapas, desde a retirada do kit, a feira pré-prova, até a sinalização durante a corrida, uma medalha bacana, etc.

Além disso, uma corrida com mais de 5 mil pessoas – muito comum nessa distância – dá uma dimensão desse universo. E a chance de sair da corrida ainda mais motivado e já pensando na próxima é grande.

Quer uma corrida de 10 km sem sustos? Antecipe-se na compra

Como dissemos antes, são inúmeras as opções para correr essa distância, em função da alta quantidade de participantes. Por isso, escolher uma corrida de 10 km com antecedência trás grandes vantagens, tanto na preparação (próximo tópico) quanto na parte financeira. Muitas vezes, inscrições com 3 a 6 meses de antecedência podem sair até 40% mais baratas em relação à compra dias antes da prova.

Comprar em cima da hora também expõe você ao risco de perder as inscrições, pois elas podem se esgotar rapidamente. Para terem uma ideia, as inscrições da corrida de São Silvestre costumam se esgotar de 4 a 5 meses antes.

Invista na preparação de sua corrida

Após escolher a prova de 10 km, começa sua preparação para a corrida. E nesse cenário, tempo para treinar conta muito. Um bom planejamento para essa distância deve ter pelo menos de 3 a 6 meses.

Priorize provas planas para correr

Por ser sua estreia na distância, optar por uma prova predominantemente plana pode te ajudar não apenas com a preparação, mas com o nível de dificuldade durante a prova. Numa estreia, sempre é mais interessante buscar opções menos desgastantes.

Alterne caminhadas com corridas

Na necessidade de aumentar o volume de treinos para encarar os 10km, muitos corredores erroneamente não inserem caminhadas na fase inicial de preparação. Geralmente, o foco do corredor para essa prova é correr o tempo todo. Porém, existe uma evolução gradual, e optar precocemente por tentar correr o tempo todo pode desgastar músculos e articulações, assim como mais impactos na parte física.

Cada caso deve ser tratado de forma individualizada (correr o tempo todo ou não), e com certeza ter uma orientação personalizada ajudará você a planejar caminhadas ou não durante os treinos mais longos, se adaptando melhor à distância.

Procure suporte especializado (Assessoria Esportiva)

Ter um acompanhamento direcionado e específico para seus primeiros 10 km é fundamental. As assessorias esportivas garantem a você um ambiente de corredores com objetivos semelhantes, treinos direcionados, e ajustes específicos.

Além disso, a maior parte das assessorias elabora planilhas de treinamento para você realizar a qualquer hora e local, se adaptando a sua rotina e dando flexibilidade.

Não treinar a distância durante a preparação para a corrida

Irá encarar corrida de 10 km pela primeira vez? Então, não realize a distância durante os treinos. Os 10 km devem ser como uma progressão natural da distância, e a meta a ser alcançada no dia da prova. Realizar antes, além de “tirar” a expectativa da conquista, pode levar a um desgaste que você pode não se recuperar a tempo para a prova.

Chegue cedo no dia de sua corrida

A maior parte das pessoas que não correm não tem noção do quanto um evento de corrida mobiliza pessoas e podem complicar o trânsito, mesmo em horários considerados muito cedo. Saia com antecedência, se organizando para chegar de 40 a 60 minutos antes no local do evento. Isso garantirá a você tranquilidade para se arrumar com calma, ir ao banheiro, e encontrar seu local de largada.

Não se exija performance

Não se preocupe tanto com o melhor rendimento em sua primeira prova. É um período de descoberta e ganho de experiência. O mais importante na estreia é terminar bem, com boas condições físicas, sem se “arrastar”. Com o tempo, o quesito performance entrará nas metas naturalmente.

Curta a experiência da corrida

Não se coloque pressão demais, não se exija demais, não deixe o nervosismo atrapalhar essa experiência tão transformadora. Curta o dia, o momento. Olhe as pessoas ao redor. Aproveite a largada e, principalmente, a chegada. Afinal, só se estreia uma vez na vida.

Está se sentindo mais preparado para a corrida de 10 km? Gostou dessas dicas para estrear com o pé direito? Compartilhe com a gente e veja mais matérias de outras distâncias.