Corrida de Rua x Trail: Entenda as principais diferenças

Pode não parecer num primeiro momento, mas a corrida de rua, em comparação a de montanha, tem experiências beeemmm diferentes…
 
corrida de rua é um mercado que cresce fortemente há pelo menos 20 anos. A cada ano temos novas e diferentes provas, distâncias e corridas inclusive de caráter temático (para mulheres, crianças, noturnas, etc)
 
Mas existe um tipo de corrida que cresce a cada ano (com menos badalação) e que pouco a pouco vem ganhando novos adeptos: a corrida de montanha, ou Trail run.
 
Realizada em locais mais bucólicos como trilhas em montanhas, estradas de terra, e situações inclusive de mata mais fechada, a corrida de montanha tem chamado a atenção pelo crescimento e uma perspectiva de corrida bem diferente em relação a corrida de rua, dentre as principais:
 

Corrida de rua x trail: Principais diferenças

 
– autosuficiência: Sabe aquele treino ou prova onde você tem um suporte com hidratação a cada 3-5km? Esqueça. Na corrida de montanha, o próprio corredor é responsável, na maioria das vezes, pela sua hidratação / alimentação. Por isso, carregar acessórios como mochila que transportam água e suplementos para se manter alimentado são fundamentais;
 
– KM perdem a relevância: vai fazer uma prova de 10km na montanha? Acredite, calcular o seu pace (ritmo no qual completa 1 km em min:seg) é uma loteria. E que quase sempre você está fadado ao fracasso. A maior parte dos locais para a pratica e provas são acidentados, com muitas subidas ou dificuldades de locomoção. Em resumo: enquanto na corrida de rua você tenta manter um ritmo e procura evitar fazer uma estratégia de treino/prova baseado na percepção de esforço, na corrida de montanha é exatamente o inverso;
 
– logística: fatores como vestimenta, equipamentos, hospedar-se ou não nas proximidades, estrutura de alimentação próxima ( pois a maior parte dos treinos e provas passam de 3 horas, entre deslocamento e corrida) são fatores fundamentais para explorar esse universo. Sem organização e planejamento você com certeza terá dificuldade de se fixar nesse tipo de corrida.
 
Isso quer dizer que um corredor de rua não pode fazer trail ou não se adequará facilmente? Mas para aqueles que buscam enveredar mais seriamente para o trail, um conselho: Prepare-se para um novo universo, com novos valores, metas e perspectivas. Pois correr é muito mais que colocar um pé na frente do outro.

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais

Programa de Corrida
Treinamento de Corrida

Que tal fazer um mês 100% FREE na Pacefit?

Basta preencher o formulário e começar a correr pra valer e com orientação!