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Encarar ladeiras sem medo, evoluir a técnica e postura, melhorar a força para correr em subidas, são coisas que qualquer corredor deseja melhorar. E saber quais estratégias podem ser utilizadas e em qual momento faz toda diferença para esse objetivo.

Correr em subidas realmente não é uma tarefa fácil. Alguns corredores até mencionam que gostam, e do quanto se sentem desafiados em encarar uma ladeira. Mas para um bom desempenho, a corrida na subida exige uma série de requisitos, pois ela se diferencia numa série de fatores comparada à corrida no plano e na descida.

E para estimular você a melhorar nesse quesito, selecionamos 5 fatos que vão ajudar você a encarar as ladeiras. Elas poderão contribuir (e muito), a se tornar um corredor melhor.

1. Correr em subidas deixam sua perna mais forte

Quando corremos no plano ou descida, ao tocar o pé no solo, nosso corpo começa a armazenar uma energia definida como elástica.

Essa energia vai se armazenando gradualmente, na medida em que seu corpo vai flexionando quadril, joelhos e tornozelos, até o momento em que impulsiona novamente para frente, tirando o pé do solo.

Quanto mais rápida for essa transição, mais energia elástica estará disponível para impulsionar seu corpo, atuando como uma espécie de mola. É como uma energia “gratuita” que seu corpo oferece.

Já quando o cenário é correr em subidas, você tende a passar mais tempo com seu pé em contato com o solo. Essa energia, citada na corrida no plano e descida, participará muito pouco do processo de impulsão. Isso fará com que suas pernas nas subidas sejam muito mais exigidas e se tornem mais fortes.

Dessa forma, sua perna ficará gradualmente mais forte a medida em que fizer treinos subida. É importante também não deixar de lado o fortalecimento muscular, com o objetivo de aumentar ainda mais essa capacidade de correr em subidas.

2. Movimentos muito amplos podem afetar sua eficiência na subida

Conforme explicado anteriormente, a impulsão na subida é algo mais difícil de ser gerado. E no intuito de melhorar sua performance, muitos corredores acabam “alargando” mais sua passada, buscando se tornarem mais rápidos. Porém, isso é um grande erro.

Para o corredor ser mais eficiente na subida, os movimentos devem ser mais curtos e rápidos. Quanto mais íngreme as ladeiras, menor amplitude deve ser colocada. Isso porque a maior velocidade para correr em subidas deve ser buscada através de movimentos que priorizem uma maior cadência (quantidade de vezes que seu pé toca no solo por minuto).

Tentar melhorar o desempenho focando na maior amplitude levará o corredor a gastar mais energia, não necessariamente revertendo em mais velocidade. Por isso, primeiro deve haver o foco no movimento curto e rápido e, apenas após controlar melhor essa técnica, tentar aumentar a amplitude.

3. Inclinar o corpo à frente ajuda na maior eficiência na corrida

Treinar nas subidas exige, além de maior força e cadência de pernas, uma maior inclinação do corpo à frente. Essa ação é necessária e baseada em uma das três leis de Newton: Lei da Ação e Reação.

Ela defende que, para cada ação sobre uma superfície, o corpo receberá uma força contrária, na mesma magnitude e direção.

Por isso, estar com o corpo inclinado à frente durante a subida é tão fundamental. Caso você realize uma corrida com o corpo mais reto, a tendência é que seja jogado um pouco mais para trás a cada aterrissagem do pé no solo.

Isso diminuirá sua velocidade e a médio/ longo prazo,  e antecipará uma fadiga na corrida, decorrente da maior exigência do corpo para o deslocamento.

4. Quer melhorar sua corrida em subidas? Corra mais vezes

Parece redundante, mas muitas vezes atribuímos a melhoria do rendimento na corrida em subida à treinamentos de força, velocidade, mudar o tipo de tênis, etc.

Mas o fato concreto é: quer melhorar sua corrida na subida? Treine mais vezes nessa condição. Isso trará experiência e fará com que se familiarize cada vez mais a correr nessas condições, evoluindo gradualmente.

5. Melhorar na subida não dá mais velocidade na corrida

Essa teoria é muito defendida entre diversos corredores. Muitos acreditam que, se você correr melhor na subida, terá mais velocidade ao correr no plano ou descida. Infelizmente, não é bem assim.

O motivo: as técnicas são diferentes. Na subida, você busca movimentos mais curtos e rápidos. No plano e descida, os movimentos são mais amplos e vigorosos. Por isso, essa transferência acaba não ocorrendo. Ou seja, um corredor que evoluiu na subida pode encarar um percurso plano ou uma descida de forma mais descansada. Porém, isso não o torna um corredor veloz.

Para saber quanto e como inserir mais treinos corrida em subidas, é fundamental a orientação de um treinador especializado. Eles poderão planejar para você, de forma individualizada, as cargas de treino mais adequadas, fazendo você voar baixo nas ladeiras.