8 corridas de rua em São Paulo que você não pode perder

corridas de rua em São Paulo. Você sabe quais são?

Você é daqueles que já foi picado pelo “bichinho” da corrida? Costuma conversar com os amigos corredores para saber qual prova no calendário você não pode deixar de correr? Então você precisa incluir hoje na sua agenda essas 8 corridas de rua em São Paulo.

Metas. Objetivos. Foco do ano. A corrida de rua tem em seus participantes uma série de perfis. E nessa lista, alguns corredores simplesmente são “fissurados” em competir. Colocar o número o número de peito, ouvir a sirene da largada, passar pelo pórtico de chegada e botar aquela medalha no peito… são sensações que muitos corredores de rua não abrem mão, ou correm apenas por esses motivos.

Mas também existem os iniciantes na modalidade que querem se inscrever numa corrida e não sabem por onde começar. Qual prova é ideal? O percurso é muito difícil? São questões importantes e que podem influenciar diretamente na melhor experiência.

E para ajudar você nessa missão, separamos 10 corridas de rua em São Paulo que você precisa conhecer.

1.Circuito Athenas

Criado no meio dos anos 2000, o Circuito Athenas foi o primeiro que desenvolveu o conceito de provas progressivas ao longo do ano. Iniciado com 6, 12 e 18km, ele posteriormente passou a ter 3 distâncias para cada etapa do ano ( num total de três ). Hoje, a prova começa com 5km e termina numa meia maratona.

O Circuito Athenas também é muito conhecido por ter um percurso rápido, que ajuda tanto corredores experientes a baterem recordes pessoais quanto iniciantes na corrida terem uma exigência menor em termos de desafio.

2.Corridas de rua em São Paulo: Sargento Gonzaguinha

Uma das provas mais conhecidas entre corredores mais experientes. Realizada no fim do ano e na zona norte, ela tem 15km e é uma prova muito indicada para quem busca evoluir na velocidade, pois é totalmente plana.

Além disso, a Sargento Gonzaguinha também é uma ótima opção para quem está se preparando para correr pela primeira vez uma meia maratona e quer observar como o corpo se comporta em distância acima de 10km.

3.Track & Field Run Series

Você quer estrear em corridas de rua e buscar uma prova bem estruturada, com um número menor de participantes e q distância perfeita? A Track & Field é uma excelente opção. Com percursos de 5 e 10km, iniciou em São Paulo e hoje seu circuito atinge várias cidades do Brasil.

Geralmente, suas provas tem um número mais reduzido em comparação à outras no mercado, visando maior conforto e também uma experiência mais personalizada.

4.Maratona de revezamento Pão de Açúcar

Sem dúvida umas das corridas de rua de São Paulo que serve como porta de entrada para corredores iniciantes.

Realizada também em outros estados, você terá a experiência de correr com mais de 30 mil atletas. A distância, como o nome já diz, é de uma maratona, mas num revezamento de 8 atletas no total,  com cada um correndo em média 5km. Isso motiva ainda mais a participação e energia durante a prova.

5.Meia Maratona Internacional de São Paulo

Uma das corridas de rua de São Paulo mais tradicionais, e que abre o calendário das grandes provas ano.

Realizada geralmente em fevereiro, tem em seu percurso um dos maiores desafios. Oscila bastante subida e descida ao longo dos seus 21km. Portanto, é uma prova não recomendada para quem busca melhorar seu tempo na distância, ou não está com grande regularidade nos treinos de corrida.

6.Circuito das Estações

Originalmente criado para correr 5 e 10km, e com 4 provas em cada estação do ano, é o circuito de corridas de rua de São Paulo mais antigo.

Com o passar do tempo ele mudou sua dinâmica e hoje conta com uma progressão que chega até a distância de uma meia maratona.

Conhecido por seu percurso bem variado, com suas subidas e descidas, é uma excelente alternativa para quem busca ótima estrutura e melhorar sua técnica na corrida, exigindo controle de ritmo o tempo todo.

7.Corridas de rua em São Paulo: Golden Four Asics

Quer correr uma meia maratona extremamente veloz, com corredores experientes e que foi feita para tirar o melhor de você? Essa é a Golden Four Asics.

corridas de rua em São Paulo

Presente também em outros estados, a prova conta apenas com essa única distância, o que ajuda aqueles corredores que buscam uma prova mais “limpa”, evitando desviar pessoas mais lentas ou mesmo caminhantes de quilometragens menores.

Além disso, o ponto alto da prova é o percurso: totalmente plano. Isso permite impor uma ótima velocidade de pace médio, e um ótimo ambiente para estrear ou quebrar seu recorde pessoal na distância.

8.São Silvestre

Quem se imagina correndo um dia uma prova, logo pensa na São Silvestre. Ela fecha o calendário de corridas de rua em São Paulo, bem como provavelmente é a mais tradicional do Brasil.

Diferentes do que muitas pessoas que ainda não correm pensam, a São Silvestre não é uma maratona. Seu percurso possui 15km e é extremamente desafiador, com a primeira parte da corrida com descidas e percursos planos. Mas é na metade final da prova que o corredor é testado, com diversas subidas, finalizando na temida Brigadeiro Luís Antônio.

Todo corredor que procura uma boa história para contar deveria fazer, ao menos uma vez, a São Silvestre.

Gostou das sugestões de corridas de rua em São Paulo? Acha que alguma muito bacana ou famosa ficou de fora? Comente aqui.

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais

Programa de Corrida
Treinamento de Corrida

Que tal fazer um mês 100% FREE na Pacefit?

Basta preencher o formulário e começar a correr pra valer e com orientação!