Quais dicas para correr 10km você precisa saber?

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Cada distância impõe seu desafio e dificuldade. Para um estreante, a busca por estratégias para completar a prova é o mais importante. Já com os corredores experientes, a foco no recorde pessoal geralmente é a meta. Mas quais dicas para correr 10km não podem faltar? Veja agora as principais

A corrida é uma atividade física “mágica”, não apenas por uma série de benefícios que ela trás a saúde, assim como os desafios que o corredor pode enfrentar através de provas de rua, percursos ou trilhas com subida, dentre outros.

Nessa jornada, correr 10km é o ponto de partida de muitos praticantes, ou se torna a distância preferida, mesmo com o corredor tendo potencial para se desafiar numa meia maratona, por exemplo.

Mas você sabe quais dicas para correr 10km que são essenciais, independente de seu histórico como corredor? Fique tranquilo, pois você começará a descobrir a partir de agora.

Corra 5km antes dos 10km

Uma das dicas para correr 10km que todo corredor deveria seguir. Sabemos que, por se tratar de uma distância relativamente curta, infelizmente é comum subestimarem a distância de 5km. Por outro lado, quando dão a devida importância, é frequente a colocarem apenas como uma distância de transição para os 10km.

Isso é um GRANDE equívoco.

Correr 5km ajuda não apenas o corredor iniciante a adquirir confiança e maior conhecimento de como seu corpo reage, bem como ajuda no desenvolvimento da velocidade, já que se trata de um treino mais curto, o que permite uma melhor construção da técnica e velocidade na corrida.

Por isso, não deixe de treinar na faixa dos 5km antes de iniciar ou aprimorar seus 10km.

Dicas para correr 10km: corra no plano

Uma corrida eficiente passa não apenas por dar o seu máximo, mas também realizar trabalhos complementares a corrida. Alguns, como o fortalecimento muscular e o desenvolvimento do alongamento, são bem conhecidos. Porém, pouco se fala sobre o quanto correr no plano é importante.

dicas para correr 10km com eficiência

Muitos corredores optam sempre por realizarem treinos com subidas e descidas, visando se preparar melhor para essa condição durante uma prova, por exemplo. Contudo, treinar no plano  ajuda o corredor a evoluir em seu pace, além de ajudar na observação da técnica da corrida e a melhor estratégia para melhorá-la

Corra ao menos 6 meses na distância

Você pode ter um potencial enorme como corredor, mas de nada irá adiantar se você não tiver paciência para dar o tempo que o seu corpo precisa para evoluir nos 10km.

Músculos, articulações, coração e pulmões… todos eles precisam de um tempo de adaptação para render no melhor nível. O problema é que muitas vezes a ansiedade toma conta do corredor, que acaba fazendo 5km pensando nos 10km, corre os 10km pensando na meia maratona, e assim por diante.

Sugerimos que o corredor passe entre 6 meses a 1 ano na mesma distância. Isso aumentará muito o potencial para qualquer quilometragem, além de reduzir o risco de lesões

Dicas para correr 10km: orientação especializada

Essa é uma das principais dicas para correr 10km que não tem como fugir. Aplicativos de corrida, blogs e sites com corredores e livros digitais sobre o tema são ótimos canais para aumentar seu conhecimento e entender melhor como seu corpo funciona.

Porém, isso não trará o conhecimento necessário para que o corredor, de forma autodidata, crie sua próprias planilhas de corrida.

Ter orientação especializada é fundamental, não apenas na corrida (através de um treinador específico da modalidade, ou uma assessoria esportiva), bem como nas atividades de fortalecimento muscular.

Crie desafios para correr com os amigos

Todo mundo tem, em maior ou menor grau, um espírito competitivo em alguma área da vida. Convidar amigos para treinar, além de ajudar na motivação e deixar o corredor mais à vontade, também coloca uma “pimenta” nos resultados atingidos e quem está conseguindo evoluir mais.

Pensar em desafios como “quem vai correr os 10km mais rápido?” ou “quem perder mais treinos paga o almoço no fim do mês” cria uma atmosfera prazeirosa, mas ao mesmo tempo desafiadora.

Gostou das dicas para correr 10km? Vai começar a colocar em prática alguma delas? Compartilhe com a gente, e continue acompanhando as notícias de nosso blog.

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