Sabemos que começar (ou retomar) os treinos não é tarefa fácil: a vontade não vem, o hábito de acordar cedo ou treinar depois do trabalho não está presente… tudo joga contra, não é mesmo? 

E para ajudar você nessa missão, separamos 5 dicas excelentes para aumentar sua disposição para treinar. Elas podem resolver de vez esse problema, e finalmente ajudá-lo a ganhar regularidade nos treinos. Vamos conferir?

 

Crie uma meta para ter disposição para treinar 

Pensar em objetivos sem um propósito específico é a receita perfeita para se desanimar rapidamente. Objetivos como “ preciso perder peso “ são muito menos motivantes que “ vou perder 3kg até o fim do mês”. 

Por isso, estabeleça uma meta clara e de curto prazo, para motivar você a se disciplinar nessa fase inicial. Elas devem ficar em torno de 15 a 30 dias.

 

Trabalhe com recompensas 

Ter um benefício após se dedicar, ou trabalhar arduamente, é uma necessidade do ser humano e algo que faz bem. 

Nesse cenário, trabalhar com recompensas que apreciamos e estamos abrindo mão para chegar a meta ( Uma pizza de fim de semana, por exemplo ), pode ser um fator motivador muito forte. Principalmente no curto prazo. 

Imagine a possibilidade de desfrutar de algo que aprecia, em função de uma meta alcançada? Bom, não é mesmo?

Por isso, trabalhe com recompensas, e procure alterá-las a cada novo ciclo de metas. Isso pode ter um efeito motivador muito eficiente e ajudar muito a ter disposição para treinar. 

 

Crie um desafio com outras pessoas 

Desafios movem dos mais ativos aos preguiçosos. Ninguém gosta de perder uma competição, ou mostrar para alguém que não é capaz de se comprometer. 

Convidar um amigo ou parceiro (a) a se desafiar junto com você, pode dar a motivação necessária para não burlar os treinos. 

Estabeleça penalidades para o não cumprimento das ações ( exemplo: pagar um almoço para quem treinou mais na semana ). Dar um benefício a alguém, em função do seu “fracasso” na meta, é algo que incomoda e com certeza servirá de motivação para que não haja uma reincidência na falha.

 

Prepare-se para contratempos 

Esperar por resultados rápidos. Estar treinando muito bem em pouco tempo. Não sentir nenhum tipo de dor ou incômodo…

Não conte com isso. 

Ser disciplinado exige um trabalho árduo e foco. Colocar todas as suas fichas em resultados muito rápidos, na maioria das vezes, é a receita para o fracasso. 

Não deu certo o primeiro mês? Ajuste o planejamento. Está com dificuldade de treinar num horário? Tente outro. Procure alternativas para treinar, e não desculpas. Ficar resignado com sua agenda turbulenta não resolverá o problema. 

 

Procure inicialmente alternar as atividades 

Enquanto não tiver a disciplina necessária para se fixar em uma ou duas atividades, flutuar entre diversos tipos de treino pode ser bem interessante para manter a motivação. Modalidades como corrida, sppining, natação, lutas, etc. Toda opção, caso tenha disponível, pode ser utilizado como a motivação do dia.

Porém, sempre sugerimos que isso seja apenas uma etapa do processo. É muito importante que tenha atividades físicas fixas. Assim, você conseguirá se desenvolver e extrair o melhor resultado.

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