É comum ver corredores reclamando de dores na panturrilha na corrida, especialmente aqueles que treinam com maior intensidade. Parar no meio de um treino por conta disso pode ser frustrante e, se o episódio torna-se recorrente, é necessário ver qual é a causa do problema para que não aconteça mais.

A sensação que se tem é que o músculo está completamente duro, como uma pedra e a dor parece insuportável. Isso pode ser um sinal de que o músculo está entrando em fadiga: é quando o ácido lático começa a ser liberado. Neste ponto, o melhor a fazer é parar com o treino.

Continue a leitura para aprender como se livrar dessas dores!

 

Quais são as principais causas de dores na panturrilha na corrida?

Para dar a resposta para essa pergunta, primeiro é necessário entender qual é o papel da panturrilha durante a corrida. É ela quem ajuda o corpo a fazer movimentos de propulsão e também de amortecimento durante o treino. Assim, ela tem um papel essencial e, por isso, é constantemente solicitada.

Como é um músculo muito importante, é normal que fadigue mais rápido que os demais quando não há, na dieta, uma ingestão suficiente de sais minerais, como o sódio. Além disso, ela é um músculo menor em comparação ao quadríceps, por exemplo. isso contribui também para um desgaste mais rápido.

Outro motivo pelo qual a panturrilha costuma apresentar dor é se realmente tiver sido lesionada, sendo que o tipo mais comum é o estiramento do gastrocnêmio. Os músculos ali presentes são responsáveis por vários movimentos, como flexão plantar e flexão do joelho. O próprio desgaste muscular por conta do exercício pode resultar em lesão sem os cuidados preventivos necessários.

 

Como prevenir a dor?

Como diz o ditado, “melhor prevenir que remediar”. Então fique atento a essa pequena lista e evite que a dor na panturrilha atrapalhe o seu treino:

  • compressas frias por 20 minutos todos os dias;

  • sessões de massagem desportivas também são importantes;

  • alimentação específica, com uma dieta voltada para corrida;

  • descansar o músculo para que ele tenha tempo de se recuperar.

 

Quais exercícios fazer para evitar que a dor apareça?

Essa é a forma mais indicada e eficiente e realizar o fortalecimento muscular. Você pode fazer até mesmo em casa, apoiando a ponta dos pés numa escada e as mãos em algum lugar. Basta levar os calcanhares para cima e para baixo e ir aumentando o número de repetições gradualmente.

Para aqueles que praticam treinos de corrida mais intensos ou estão aguardando alguma competição, exercícios de alta resistência, como a musculação, são mais indicados.

 

O que fazer após uma lesão na panturrilha?

A primeira coisa que você deve fazer é ir ao médico. Ele fará os exames e testes necessários para descobrir o grau e extensão da lesão para, então, prescrever o tratamento. Pode ser que uma cirurgia seja necessária, mas, na maioria dos casos, o tratamento conservador com fisioterapia aquática é suficiente.

A recuperação é lenta e você deve respeitar o ritmo do seu corpo. A melhor forma de evitar uma lesão como essa é ir até o seu limite durante os treinos. No momento em que perceber qualquer dor na região, pare a corrida, faça a reposição dos nutrientes e descanse o máximo que puder.

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