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Como corredor, é bem possível que você já tenha passado por essa situação: Você está bem, correndo normalmente e, de repente, aparecem dores na panturrilha na corrida. Esse problema pode prejudicar muito a evolução de sua corrida.

Pode ser em treinos de subida, tiros numa corrida intervalada, ou mesmo durante uma corrida regenerativa. Quando a dor aparece subitamente, é uma demonstração que algo não está correto.

É comum ver corredores reclamando de dores na panturrilha na corrida, especialmente aqueles que treinam com maior intensidade. Parar no meio de um treino por conta disso pode ser frustrante e, se o episódio torna-se recorrente, é necessário ver qual é a causa do problema para que não aconteça mais.

Um dos primeiros sintomas que se tem é uma rigidez muscular. O aspecto de uma pedra descreve bem a sensação que o corredor pode ter. Ás vezes, a dor pode mesmo parecer insuportável, principalmente ao tentar movimentar ou massagear a região.

Existem diversas causas para o problema. Uma muito comum é fadiga na corrida, decorrente de uma intensidade acima do adequado. Nesse momento, é fundamental observar se apenas a redução da pode resolver o problema, ou a interrupção do treino é o melhor caminho.

Continue a leitura para aprender como se livrar dessas dores e entender quais as outras causas desse mal!

Quais são as principais causas de dores na panturrilha na corrida?

Para dar a resposta para essa pergunta, primeiro é necessário entender qual é o papel da panturrilha durante a corrida. É ela quem ajuda o corpo a fazer movimentos de propulsão e também de amortecimento.

Também é considerada por muitos treinadores o segundo coração para uma corrida eficiente. Isso porque a potência que ela produz para mandar o sangue de volta para o tronco pode determinar uma fadiga precoce ou o aumento dos batimentos cardíacos durante a corrida. Assim, ela tem um papel essencial e, por isso, é constantemente solicitada.

Como é um músculo muito importante, é normal que fadigue mais rápido que os demais quando não há, na dieta, uma ingestão suficiente de sais minerais, como o sódio. Além disso, ela é um músculo menor em comparação ao quadríceps, por exemplo. isso contribui também para um desgaste mais rápido.

Outro motivo pelo qual a panturrilha costuma apresentar dor é se realmente tiver sido lesionada, sendo que o tipo mais comum é o estiramento do gastrocnêmio. Os músculos ali presentes são responsáveis por vários movimentos, como flexão plantar e flexão do joelho. O próprio desgaste muscular por conta do exercício pode resultar em lesão sem os cuidados preventivos necessários.

Como prevenir a dor?

Como diz o ditado, “melhor prevenir que remediar”. Então fique atento a essa pequena lista e evite que a dor na panturrilha atrapalhe o seu treino:

  • compressas frias sempre que sentir uma dor ou desconforto pós-treino. Caso já tenha um histórico de problemas na região, procure fazer em caráter preventivo, mesmo com ausência de dor. Sessões entre 7 a 10 minutos pode ajudar bastante na recuperação;

  • sessões de massagem desportivas também são importantes. Mas atenção: cuidado para não massagear excessivamente. A região pode estar lesionada e a massagem pode colaborar para aumentar o problema ao invés de ajudar. Outra excelente opção é a liberação miofascial;

  • alimentação específica, com uma dieta voltada para corrida. Isso irá ajudar para que a fadiga e, consequentemente, a dor, não sejam provocadas por ausência de algum nutriente que ajuda na contração, como o potássio, por exemplo;

  • fortalecimento muscular é essencial. Você deixará seus músculos mais fortes e capazes de suportar por mais tempo estímulos mais intensos, ou longos. Lembrando que realizar exercícios específicos para a região vão contribuir ainda mais para prevenir a dor;
  • descansar o músculo para que ele tenha tempo de se recuperar.

Quais exercícios fazer para evitar que a dor na panturrilha apareça?

Exercícios como a corda, a realização de pesquenos saltos, subir escadas, são todos exercícios que ajudarão a evitar as dores na panturrilha na corrida.

Outros exercícios podem até mesmo serem feitos em casa: apoiando a ponta dos pés numa escada e as mãos em algum lugar. Basta levar os calcanhares para cima e para baixo e ir aumentando o número de repetições gradualmente.

Para aqueles que praticam treinos de corrida mais intensos ou estão aguardando alguma competição, exercícios mais leves e realizar alongamentos constantes na região podem ajudar a muito na preservação desse músculo sem nenhuma dor.

O que fazer após uma lesão na panturrilha?

A primeira coisa que você deve fazer é ir ao médico. Ele fará os exames e testes necessários para descobrir o grau e extensão da lesão para, então, prescrever o tratamento. Pode ser que uma cirurgia seja necessária, mas, na maioria dos casos, o tratamento conservador com fisioterapia é suficiente.

A recuperação é lenta e você deve respeitar o ritmo do seu corpo. A melhor forma de evitar uma lesão como essa é ir até o seu limite durante os treinos. No momento em que perceber qualquer dor na região, pare a corrida, faça a reposição dos nutrientes e descanse o máximo que puder.

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