5 erros na maratona que você precisa evitar

A transformação de um corredor num maratonista é um processo que exige disciplina, dedicação e tempo. Porém, quando se chega lá, é comum imaginar que já se conhece os atalhos para um bom rendimento. Mas não é bem assim. Existem erros na maratona que iniciantes e experientes podem cometer. Confira agora 5 dos principais 

A jornada dos 42.195m é uma meta desejada por muitos corredores. Provas como a Maratona do Rio, NY, Berlin… estão sempre no radar de quem vê a corrida como um estilo de vida. 

Porém, são poucos os que, de fato, estão dispostos a fazer o passo a passo ideal para chegar lá. Geralmente, etapas são puladas, ou mesmo o desafio é encarado sem nenhum preparo. Quem nunca assistiu ou participou de uma corrida de rua onde notou claramente pessoas sem a mínima condição de cumprir a distância? 

Mas não queremos o mesmo para você!

Por isso, vamos mostrar 5 erros na maratona para se evitar a qualquer custo.

1. Excesso de treinos 

Atualmente, é cada vez maior o número de corredores amadores que correm, 4 a 5 vezes por semana, ou até em dois períodos.

Porém, para chegar a esse nível, é necessário uma trabalho gradual e planejado do corpo, unindo tempo de experiência, fortalecimento muscular, alimentação e respeito a cada fase dos 5, 10km e meia Maradona. 

Quando falamos da preparação para uma maratona, a quilometragem semanal aumentará ao longo das semanas de forma acentuada. Por isso, é necessário que haja um controle, pois somente dessa forma os músculos e ossos vão acompanhar a evolução de coração e pulmões. 

2. Erros na maratona: trocar o tênis na fase específica 

Antes do aumento de quilometragem já citado, o início de uma preparação exige que outros aspectos além dos treinos sejam avaliados, e um dos principais é o tipo de tênis

Buscar opções que sejam confortáveis para todo tipo de treino (longos, intervalados, fartlek, etc) é essencial. Começar uma preparação e, na fase de treinos mais específica ter que mudar o tênis é um dos erros na maratona que mais pode custar caro. 

3. Aprender a fazer treinos regenerativos

Um dos erros mais comuns quando se trata de treinamento de corrida, não apenas na maratona. 

Quando praticamos um esporte, é natural sempre darmos o nosso melhora cada treino. Porém, muitas pessoas confundem isso com dar o máximo de energia e empenho. Não é assim funciona a preparação física. Treinos mais leves são fundamentais para permitir um maior volume de dias de corrida e quilometragem.

Além disso, eles permitem a recuperação do corpo e aumentam sua capacidade de usar oxigênio. 

Portanto, nada de “estava bem e resolvi forçar um pouco mais”. O acúmulo dessa prática ao longo do tempo impactará negativamente em seu desempenho quando falamos de erros na maratona. 

4. Avaliar a parte nutricional 

Nem mesmo uma Ferrari consegue mostrar toda sua potência sem gasolina. Porém, esse é um dos erros na maratona mais cometidos: não dar atenção a parte nutricional. Ou seja, a “nossa” gasolina.

Existem certos tipos de alimentos e cardápios que são mais adequados antes, durante e depois dos treinos. Ingerir alimentos fora de hora ou inadequados pode levar seu intestino a trabalhar na hora errada, tudo o que você não quer. 

Por isso, busque orientação com um nutricionista ou converse com corredores com grande experiência. Assim, você entenderá um pouco mais quais são os alimentos mais comuns para a distância. 

5. Erros na maratona: fazer o treinamento sem orientação 

Toda pessoa que corre, ou pretende correr, tem um desafio pessoal, seja chega aos 5km ou correr os 42km. Mas a verdade é que distâncias até 10km permitem que pessoas não tão bem treinadas consigam finalizar o desafio. 

Já com a maratona, é diferente.

O tempo médio de prova pode girar entre 3:30 até 5:30 entre a maioria dos participantes. Em outras palavras: não dá pra chegar despreparado. Por isso, procure um treinador de corrida ou uma assessoria esportiva para te auxiliar nesse desafio. Assim, você terá um plano de treino que se ajuste a seu perfil e evita uma experiência ruim.

E você, quais os seus maiores erros na maratona? Ou ainda não fez e quer evitar falhas na preparação? Comente aqui e não deixe de ver outras matérias no blog sobre o tema.

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais

Programa de Corrida
Treinamento de Corrida

Que tal fazer um mês 100% FREE na Pacefit?

Basta preencher o formulário e começar a correr pra valer e com orientação!