Exercícios em casa x academia: quais benefícios e desvantagens

Exercícios em casa x academia e principais opções

Num momento onde muitas pessoas estão sem acesso às academias, treinar em casa se tornou a única opção viável. Porém, essa mudança demonstrou que os dois modelos têm vantagens e prejuízos. Descubra agora o que tem de melhor e pior quando comparamos exercícios em casa x academia.

Fazer o que gostamos sempre é bom. Pode ser o conforto de assistir uma série numa televisão enorme, ou saborear aquela comida que você adora… E quando pensamos em atividade física, as preferências são inúmeras: correr em parques, fazer Crossfit, praticar uma arte marcial, treinar musculação e ginástica numa academia, dentre outras.

Porém, por conta da pandemia que se iniciou em 2020, vivemos um novo momento, e diversos desses locais ainda estão fechados ou apresentam restrições. Além disso, houve uma reavaliação de comportamento e prioridades. Nesse cenário, muitos optaram por iniciar ou adaptar seus treinos na própria residência.

Mas será que isso realmente é ruim, ou pode ser a descoberta de mais uma forma bacana de se exercitar? Será que fazer exercícios em casa x academia leva a um grande prejuízo de resultado?

É disso que vamos falar a partir de agora.

Comparar exercícios em casa x academia é relativo

Fazer uma atividade física tem motivações muito diferentes para cada indivíduo. Porém, existe um ponto em comum que independe da preferência de espaço ou modalidade: todos querem ser saudáveis.

Isso mostra que comparar essas duas opções de treino passa inicialmente por levantar as principais motivações e expectativas. No caso de uma pessoa que deseja apenas se manter ativo e saudável, treinar em casa atende totalmente a necessidade. O mesmo vale para quem busca reduzir seu tempo de deslocamento pela cidade.

Em resumo: quanto maiores os objetivos, mais ferramentas serão necessárias para chegar lá. Nesse sentido, treinar em casa pode reduzir suas possibilidades.

A modalidade de treino também faz toda diferença

A maior parte das modalidades de exercícios de força, alongamento e coordenação podem perfeitamente serem reproduzidas em casa. Até mesmo a corrida e o ciclismo oferecem hoje opções nesse sentido, com esteiras e bicicletas ergométricas, ou o uso do rolo (base para encaixar sua bike de rua e pedalar de forma estacionada).

Mas o fato é que, caso não haja a intenção ou possibilidade de fazer um investimento nesse sentido, haverá uma redução de possibilidades. Até mesmo nos exercícios de fortalecimento, que muitas vezes necessitam de acessórios como corda, elásticos, halteres e outros.

Portanto, para comparar e extrair o melhor da relação exercícios em casa x academia, essa condição deve considerar a compra de certos itens que permitam essa variedade.

Exercícios em casa x academia e fatores motivacionais

Sabemos que não existe motivação maior do que a interior. Quando queremos algo com muita vontade, ou temos um grande propósito, não há chuva, frio, falta de estrutura ou de tempo que seja um obstáculo.

Porém, quando comparamos os exercícios em casa x academia, o segundo permite uma maior gama de opções e ambientes. Por isso, pessoas com pouca disciplina terão mais dificuldades de treinar em casa.

O importante nesses casos é sempre testar, observar, e ver a consistência e regularidade apresentada em cada cenário.

Custo benefício academia x treino em casa

Possivelmente o aspecto que menos levanta dúvida sobre qual é a melhor opção.

Treinar em casa não apenas tem um melhor custo benefício na questão financeira, bem como no quesito tempo. A ausência no deslocamento para academia, vestiários, revezamento de aparelhos e outros pontos impacta numa economia de tempo importante.

Viu como escolher entre exercícios em casa x academia não é uma tarefa fácil? Tem uma preferência ou isso é indiferente, desde que fique em forma? Compartilhe com a gente e acompanhe outras matérias em nosso blog.

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais

Programa de Corrida
Treinamento de Corrida

Que tal fazer um mês 100% FREE na Pacefit?

Basta preencher o formulário e começar a correr pra valer e com orientação!