7 mandamentos para corredores no ano novo

7 mandamentos para corredores que você precisa conhecer

A chance de fazer algo diferente. Mudar velhos hábitos. Ter a oportunidade de “zerar” tudo que não conseguiu cumprir e começar de novo. Para muitos, a passagem de ano trás todas essas possibilidades. E uma das áreas onde essa renovação e impulso para fazer algo diferente é mais forte está na atividade física. E nessa matéria, os mandamentos para corredores ganharão destaque.

Seja você iniciante, ou um corredor com bastante experiência e muitos desafios alcançados, algumas “regras” valem para todas as fases da corrida.

Mas o que pode ser considerado ideal, pensando que cada pessoa está num nível de transformação e mudança? Pensando nisso, separamos 7 mandamentos para corredores que não podem faltar em nenhuma lista.

1. Mandamentos para corredores: não faltarás

O primeiro e mais importante deles. Você pode ter um treinador de corrida excelente, uma ótima resposta aos treinos e facilidade para evoluir, mas se você não tiver regularidade, seu desenvolvimento será muito aquém do que gostaria, ou mesmo irá estagnar.

Por isso, antes de pensar em quais treinos são ideais para você, ou quais sente maior evolução e gostaria de fazer mais, seja regular em sua rotina como corredor.

2. Programará seu ano e metas de forma gradual

Quando queremos alcançar algum objetivo e estamos com dificuldade, qual o caminho natural? Planejar. E é exatamente isso que todo corredor experiente ou aspirante no mundo das corridas deveria fazer: um plano de ação, com resoluções e objetivos a serem alcançados naquele ano.

Também é muito importante começar com metas menos ousadas, que serão alcançadas com relativa facilidade nos primeiros meses. Isso dá a motivação necessária para seguir, além de não fazer você pensar na metas mais duras, e que ainda estão longe de seu calendário. Você também não colocará em xeque antes da hora sua capacidade de completar o maior desafio.

3. Não cobiçarás o pace do próximo

Quando estamos no universo da corrida, é natural não apenas buscar seu pace ideal, mas também comparar sua velocidade e evolução com seus companheiros de corrida. Isso é um grande erro.

Confira os mandamentos que você está seguindo

A construção de um corredor sempre deve mirar a melhor versão de si mesmo, e não avaliar porque seu pace evoluiu menos do que outro corredor. Cada um reage de uma forma no treinamento de corrida. O mais importante é estar melhorando constantemente.

4. Mandamentos para corredores: não exagerarás

Assim como ter pouca regularidade é um erro grave nos mandamentos para corredores, treinar mais que o necessário também.

Nosso desenvolvimento físico, seja na corrida ou qualquer outro esporte, se dá em 3 pilares: treinamento, alimentação e descanso. Correr todos os dias, treinar sempre de forma intensa, excesso de suplementação… são apenas alguns dos itens que podem muito mais afetar do que melhorar seu rendimento.

5. Evitará subir mais que uma distância por ano

Somente quem começou a correr sabe o quanto a corrida de rua tem uma magia contagiante: o número de peito, a largada, a multidão em busca de um mesmo objetivo. Porém, depois de um tempo de prática, é natural não apenas participar de provas, mas também procurar as mais badaladas.

Esse sem dúvida é um dos mandamentos para corredores mais difíceis de seguir, dada a quantidade de opções e tentações que corredores e organizadores de provas podem estimular. A corrida não precisa ser progressiva. Nem todo corredor precisa fazer uma meia maratona ou maratona porque nessas distâncias estão as provas mais desejadas. Busque mudar de distância apenas 1 vez no ano. Isso ajudará a evitar lesões, e alcançar o máximo de potencial naquela distância.

6. Respeite os limites de seu corpo

Um dos erros mais comuns que os corredores cometem. Confundir momentos de superação com problemas físicos que o seu corpo está apresentando pode levar a uma série de problemas, desde pular etapas de seu planejamento, bem como treinar lesionado por muito tempo.

A melhor estratégia para não confundir essas duas situações é observar se o corredor não apresenta um comportamento padrão nas dores pré, durante ou pós-treino. Quando corremos, em algum momento irá ocorrer algum tipo de desconforto que pode atrapalhar seu rendimento, ou mesmo interromper um treino. Porém, quando as dores acontecem sempre no mesmo local e estão evoluindo, é sinal que algo está errado, e não que o corredor deve permanecer treinando e “superar” essa dificuldade.

7. Competir com si mesmo, mas sempre com moderação

Desafios só são realmente motivantes quando existe a dúvida sobre a capacidade de atingi-los ou não. Mas correr não pode ser uma competição o tempo todo. Melhorar o pace, aumentar a distância, ajustar a postura, sempre são pontos importantes a melhorar como corredor. Não podemos esquecer que, como corredores amadores, o esporte deve ser uma válvula de escape, e não mais um componente de pressão para a sua rotina.

Uma sugestão é separar períodos do ano para treinar com mais disciplina e entrega, e outros momentos mais contemplativos, onde o foco é correr com pessoas novas, conhecer locais diferentes, ou fazer uma dupla com aquele amigo ou parceiro que está começando e precisa de uma força.

O que achou dos mandamentos para corredores? Costuma seguir a lista toda, ou irá usar como resolução para esse ano novo? Compartilhe com a gente, e não deixe de ver outras dicas do mundo da corrida aqui no blog!

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais

Programa de Corrida
Treinamento de Corrida

Que tal fazer um mês 100% FREE na Pacefit?

Basta preencher o formulário e começar a correr pra valer e com orientação!