Quais os melhores educativos de corrida?

Melhores educativos de corrida

Melhorar a parte técnica é importante para qualquer corredor. E quando pensamos no tema, logo vem a mente exercícios posturais e corretivos. Mas você sabe quais são os melhores educativos de corrida, e como eles podem impactar positivamente em seu desenvolvimento? Eles farão minha corrida subir para um novo nível? Chegou a hora de responder essas perguntas.

Qual corredor que deseja evoluir em seu treinamento de corrida não costuma fazer para si e seu treinador perguntas sobre como se tornar um corredor mais eficiente. Mas correr melhor não passa apenas por ganhar velocidade ou ficar longe de lesões. A técnica é um elemento fundamental, e passa obrigatoriamente por desenvolver alguns pilares da capacidade física. Coordenação, flexibilidade e potência muscular devem fazer parte de todo planejamento.

Porém, o elemento essencial no desenvolvimento dessas capacidades são os educativos de corrida. Muito debatido entre corredores, eles são uma ferramenta muito poderosa e trazem um salto de qualidade no seu treino de corrida, principalmente quando falamos sobre a melhor postura ao correr.

O que são educativos de corrida? 

São exercícios coordenativos e posturais, que tem como objetivo simular padrões de movimentos desejáveis durante a corrida. Além disso, através deles o corredor consegue ganhar coordenação motora, maior percepção corporal e capacidade de ativar de forma mais correta músculos que deveriam participar do movimento da corrida.

Quando corremos, e também em outras atividades como treinamento funcional ou modalidades esportivas, é natural que certos músculos não sejam estimulados por falta de consciência do próprio corpo. Realizando trabalhos específicos com esses exercícios, o corredor conseguirá “sentir” melhor seu corpo, direcionando a energia para os músculos certos.

Quais são os melhores educativos de corrida?

Essa é uma dúvida frequente entre corredores. A resposta é: depende da meta. Cada um dos exercícios pode ajudar a aprimorar uma parte postural, ou desenvolver a coordenação motora. Por isso, escolher os melhores educativos de corrida passa obrigatoriamente pela necessidade do corredor. Nesse processo, ter um treinador especialista que identificará as necessidades de cada educativo, será muito importante.

Porém, existe um momento correto desses exercícios serem inseridos na sua rotina de corrida. Quando se é um corredor iniciante, eles podem começar como movimentos simples, realizados no mesmo local. Com o tempo, é natural a evolução para educativos com deslocamento e, na fase final, inserir movimentos unilaterais.

E para ajudar nessa escolha, separamos os principais objetivos de cada educativo de corrida. Assim, você conseguirá visualizar qual o mais indicado para você.

Skipping 

Um dos melhores educativos de corrida, pois trabalha inúmeros aspectos importantes para um corredor, e tem baixo grau de dificuldade. Seu principal objetivo é: melhorar a coordenação braços e pernas, posicionar braços de forma mais compacta e trabalhar a entrada e saída mais rápida do pé no solo.melhores educativos de corrida - Skipping

Para executar, deixe seu corpo ligeiramente inclinado e inicie movimentos curtos e rápidos de deslocamento, movimentando o braço para frente e para trás num ângulo de 90°graus. As pernas devem trabalhar em sincronia, elevando o joelho até a linha do quadril.

Uma variação importante desse movimento é fazê-lo de forma unilateral, com a elevação focada apenas em uma perna, porém mantendo o movimento dos braços. Isso ajudará no desenvolvimento e controle multimembros.

Anfersen

Exercício muito conhecido entre corredores, seu objetivo é trabalhar a inclinação do corpo à frente a partir do tornozelo. Além disso, estimula uma maior ativação da parte posterior de pernas e glúteos.

Esse movimento é muito importante para o corredor, pois muitos acreditam erroneamente que devem correr “reto”, com o corpo verticalizado. A corrida se torna muito mais eficiente quando o corpo está ligeiramente inclinado, pois favorece o impulso à frente, evitando saltos para cima durante a corrida.melhores educativos de corrida - anfersen

Para executar, deixe seu corpo ligeiramente inclinado e inicie movimentos curtos e rápidos de deslocamento, elevando seus calcanhares em direção ao glúteo. Ao mesmo tempo, você deve posicionar seus braços na mesma posição do skipping, sincronizando braços e pernas.

Vale a observação que essa postura mais “reta” é muito comum para quem corre na esteira, pois o painel acaba criando uma barreira psicológica, que “empurra” o corredor para trás. Por isso, deve ser dada atenção redobrada a corrida nesse local.

Hopserlauf 

Apesar de muitos corredores e técnicos conhecerem e realizarem esse exercício, a verdade é que muitos desconhecem seu real objetivo.

O Hopserlauf tem como foco trabalhar uma maior sustentação do corpo durante a corrida. Isso evita que o corredor corra “sentado” em cima do quadril e sobrecarregue membros inferiores. Além disso, ele desenvolve maior força de explosão e impulso para as pernas, desde que executado de forma correta, realizando seus saltos em diagonal.

Execução: Realize um salto para frente, coordenando braços e pernas para que eles se projetem de forma alternada (Por exemplo, braço direito e perna esquerda). O joelho deve ser elevado ligeiramente acima do quadril e os braços devem realizar uma ação mais vigorosa, projetando-se para frente e para cima.

Hope 

Exercício de alto grau de dificuldade na execução, o Hope irá trabalhar, assim como o Skipping, a coordenação de braços e pernas de forma ainda mais desafiadora, ao mesmo tempo em que trabalha a saída de pés de solo de forma mais rápida e potente.

Para executar, deixe seu corpo ligeiramente inclinado e inicie movimentos curtos e rápidos de deslocamento, movimentando o braço para frente e para trás num ângulo de 90°graus. A maior diferença em relação ao Skipping se dá no trabalho de pernas, que será mais rápido e explosivo.

Quando o pé de uma das pernas toca o solo, a outra deve estar em movimento de impulso. Isso reduzirá muito o tempo em que ficará em contato com o chão.

Por ser um exercício mais avançado, é sugerida a orientação de um treinador especializado para execução.

Onde inserir os Educativos de Corrida?

Uma estratégia muito usada é colocar esses educativos de corrida como aquecimento. É uma forma do corpo se preparar para as posições desejadas, bem como ajuda a deixar o corredor mais atento, pois é muito comum – principalmente no início da corrida – que haja uma posição mais “preguiçosa” nos primeiros minutos, sem uma preocupação grande com a técnica.

Apesar do desenvolvimento de todas essas capacidades físicas através dos educativos de corrida, ainda não existe comprovação científica entre sua aplicação e a melhora na técnica da corrida. Porém, sem dúvida eles trarão uma maior consciência corporal e melhorarão a coordenação do corredor. Essa melhora desenvolverá um corredor mais completo e ajudará nos ajustes da postura na corrida.

Outro ponto que nunca deve ser deixado de lado é também o trabalho de fortalecimento muscular, pois dará força para que o corredor execute os movimentos com mais eficiência, sem correr o risco de se cansar rapidamente.

E você, gostou das dicas? Você acha esses exercícios os melhores educativos de corrida ou tem outras opções? Comente aqui e não deixe de acompanhar mais dicas de treino em nosso blog.

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais

Programa de Corrida
Treinamento de Corrida

Que tal fazer um mês 100% FREE na Pacefit?

Basta preencher o formulário e começar a correr pra valer e com orientação!