Onde praticar corridas em São Paulo?

onde praticar corridas em São Paulo

Decidiu que irá começar a treinar firme, mas DETESTA academia? Apesar de ter muitos pontos a melhorar, São Paulo tem muitas opções para quem busca caminhar, correr, ou fazer outra atividade. Nessa matéria, separamos os melhores locais para correr em São Paulo.

Ocupando posição de destaque entre os cinco esportes preferidos dos brasileiros, a corrida vem ganhando notoriedade por ser extremamente democrática: qualquer pessoa pode começar a praticá-la. Basta calçar um bom par de tênis e escolher uma bela paisagem para apreciar enquanto corre.

Os benefícios, tanto físicos como emocionais, que a prática esportiva traz para a vida das pessoas já são conhecidos por todos e mesmo aqueles que moram em grandes cidades podem desfrutar dos privilégios de correr ao ar livre. É sempre importante reforçar que, assim que a corrida começar a ser mais regular em sua rotina, procurar apoio especializado é sempre recomendável

Tendo isso em mente, listamos abaixo alguns locais onde praticar corridas em São Paulo. Assim, você pode conhecer e se entregar aos prazeres de uma boa corrida. Confira!

Onde praticar corridas em São Paulo: Parque do Ibirapuera

Pode-se afirmar que o Parque do Ibirapuera é um dos locais para correr em São Paulo preferidos para quem gosta de aproveitar a natureza após suar a camisa.

Justamente por ser um parque bastante popular, o local é seguro, além de muito prazeroso. Correr sob a sombra das alamedas arborizadas do Ibira, como é carinhosamente conhecido pela população, ou no entorno do lago, é muito agradável e desempenha papel importante no combate ao stress.

Além disso, o parque possui uma ótima estrutura: banheiros limpos, bebedouros distribuídos por toda a extensão do local e estacionamento amplo.

Os corredores podem fazer três treinos diferentes: a Volta do Lago (de 3 km), a Pista de Cooper (1,5 km) e a Volta da Grade (6 km).

Parque Villa-Lobos

O Parque Villa-Lobos é, também, um dos melhores pontos onde praticar corridas em São Paulo. A estrutura do parque é excelente: estacionamentos amplos, bebedouros, banheiros, lanchonetes e até uma biblioteca para quem gosta de aproveitar a natureza para ler.

Para os corredores, em especial, o parque possui uma variedade grande de percursos que permitem a fuga da rotina: a corrida em volta do parque (3,5 km), além das marcações dentro do parque para seguir a faixa azul (2,1 km), a vermelha (1,4 km) e a amarela (700 m). Todas são bem pavimentadas, sinalizadas e permitem que os praticantes possam fazer várias combinações de treinos.

Cidade Universitária (USP)

onde praticar corridas em São Paulo
onde praticar corridas em São Paulo

Sem dúvida, a Cidade Universitária é o ponto de encontro principal dos corredores em São Paulo aos sábados. 8 a 12 mil pessoas costumam utilizar o espaço para praticar corrida, além de ciclistas e triatletas.

O maior diferencial da USP são os percursos: tem subida, descida, plano, trilha… enfim, opção para todo gosto. Além disso, os percursos são disparados os mais extensos. Você consegue facilmente correr na USP 10 a 12km sem repetir o local de passagem.

O ponto negativo atual é o uso restrito dos banheiros, disponíveis apenas perto do Bosque da USP. Em outros locais, a possibilidade de uso é esporádico.

Com certeza a Cidade Universitária é um dos melhores locais onde praticar corridas em São Paulo, principalmente quando falamos dos melhores longões.

Parque do Povo

O Parque do Povo é um dos locais que ganham cada vez mais adeptos para quem busca um parque na região do Itaim, Jardins e redondezas. Ótima opção tanto para correr nos dias de semana, quanto para aproveitar a estrutura aos sábados e domingos.

O maior percurso no Parque tem 1.400m. Um dos pontos mais positivos é a sua estrutura, com 2 bons banheiros e área para se trocar. Além disso, têm bebedouros em boa quantidade espalhados pelo parque. O parquinho também é super completo e uma ótima opção  para fazer aquele treino e depois aproveitar com a família.

Horto Florestal

O Horto Florestal (Parque Estadual Alberto Löfgren) possui, antes de qualquer coisa, uma localização privilegiada. O Horto fica bem ao lado do Parque Estadual da Cantareira, área de vegetação nativa da Mata Atlântica.

Sendo assim, o corredor é presenteado com paisagens incríveis durante o percurso. Animais silvestres (tucanos, garças, maritacas, etc.) e árvores, como pau-brasil, jatobá e carvalho-nacional, ladeiam as pistas. Há, também, distribuídas pelo local, bicas de água potável.

Parque da Aclimação

O Parque da Aclimação possui uma boa pista de corrida em condições adequadas para a prática. Além disso, é bastante arborizado e agradável, principalmente ao redor do lago. A desvantagem deste parque em relação aos outros se dá pelo fato da ausência de estacionamento no local.

A pista que contorna o lago tem a extensão total de 1 km, com marcações a cada 100 m. Há, ainda, pistas e caminhos alternativos que levam até a parte mais alta do local, possibilitando o treino em subidas.

Gostou de nossas opções sobre onde praticar corridas em São Paulo? Conhece outro bom local que ficou fora da lista? Então comente agora e participe da conversa!

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais

Programa de Corrida
Treinamento de Corrida

Que tal fazer um mês 100% FREE na Pacefit?

Basta preencher o formulário e começar a correr pra valer e com orientação!