A corrida é uma das poucas modalidades esportivas que atraem não apenas pessoas que buscam competir, mas também que visa qualidade de vida e saúde. 

Porém, assim como outros esportes, para que a evolução ocorra é necessário entender qual o melhor tênis para correr, ajustar sua alimentação de forma adequada, dentre outros requisitos. 

E quando se é um corredor inicianteexiste uma dúvida quase unânime nessa etapa: o que é Pace? Essa palavra é frequentemente mencionada entre os corredores. Portanto, saber seu significado pode fazer toda diferença para seu treinamento de corrida. 

Pace ideal – o termômetro do desempenho do corredor

Pace é definido como o ritmo médio que um corredor demora em percorrer 1km. Praticamente todos os corredores que já se inseriram pra valer no universo da corrida se baseiam nessa medida para avaliar sua evolução comparado a quilômetros por hora. 

Sabendo seu pace, o corredor terá uma ideia geral para seu desempenho em cada distância na corrida. Com isso, ele poderá projetar um tempo muito mais preciso de quanto irá terminar cada distância, seja correr 5km ou uma maratona.

Além disso, quando se participa de uma corrida de rua, as organizadoras desses eventos já divulgam em seus sites ou enviando por email e whats app qual foi o pace médio do corredor na distância, assim como a classificação geral e por faixa etária.

Vê como o pace dá um horizonte para seu desempenho no treinamento de corrida?

Como posso medir meu pace ideal?

No início de 2010, ter acesso à informação sobre o pace durante o treino era para poucos. A maior parte dos corredores se baseava nos resultados de provas ou em percursos pré-definidos para ter uma ideia de qual ritmo estava correndo.

Porém, isso mudou muito nos últimos anos. Atualmente existem diversas alternativas para medir o seu pace e de uma forma muito precisa. Listamos abaixo as principais.

Aplicativos de corrida

Provavelmente a opção mais utilizada entre os praticantes. Com o uso do celular cada vez mais frequente, fica fácil inserir esse acessório de forma natural durante sua sessão de treino. Além disso, existe uma gama de opções de aplicativos específicos de corrida, cada qual com seu diferencial e design que mais combina com você.

Outra opção muito interessante dos aplicativos é a interatividade. Você pode criar grupos para uma meta, seguir amigos e corredores, postar seu treino de corrida em redes sociais e ler notícias sobre treinamento.

Relógio para corrida com GPS

Essa tecnologia chegou ao público de corrida antes dos aplicativos e até hoje é uma opção muito utilizada entre corredores, principalmente os mais experientes.

A grande vantagem dos relógios para corrida em comparação aos aplicativos são a quantidade de dados gerados e o uso mais prático nas sessões de treino. Usando um relógio, o corredor tem pouca dificuldade em acompanhar em tempo real seu pace. Basta levantar o braço e olhar o visor.

Já com o aplicativo, a forma de carregar seu celular pode afetar a consulta rápida e fácil do seu pace. Qual acessório de corrida você utiliza para guardá-lo? Isso impacta diretamente a experiência e facilidade de ver os dados durante o treino.

Existem opções como as polchetes para corredores, que são mais elásticas e presas na cintura. Também temos o armband, um suporte que colocamos em torno do braço. E por fim, as bermudas de compressão, que hoje são fabricadas com bolsos maiores para guardar seu celular durante a corrida.

Ainda sobre o relógio para corrida, os modelos mais modernos conseguem dados sequer imaginados há alguns anos atrás, como tempo de contato com o solo, oscilação vertical, cadência na corrida e altimetria acumulada.

Todos os dados são armazenados numa plataforma específica da marca de relógio escolhida (são diversas no mercado). Dessa forma, atletas e treinadores podem consultar com mais praticidade os treinos realizados no período e a evolução.

Qual o pace ideal para minha corrida? 

Essa sem dúvida é a pergunta de 1 milhão de dólares. Saber qual ritmo ideal para cada distância é um grande desafio para treinadores e atletas. Essa medida irá depender de uma série de fatores.

Fortalecimento na corrida

Você quer melhorar a velocidade do pace? Sem dúvida associar os treinos de corrida com exercícios de força será o caminho. Com músculos fortes, o corredor conseguirá não apenas atenuar a fadiga, como também gerar mais velocidade na corrida.

Essa inclusão vai facilitar a análise de seu potencial para encontrar seu pace ideal em curtas e longas distâncias.

Distância planejada para a corrida

O pace ideal para sua corrida depende muito também da distância escolhida. Quer correr 5km ou uma maratona? Com certeza seu pace médio terá uma grande diferença quando compararmos os dois ritmos. Isso ocorre porque o desgaste das duas distâncias, assim como a energia utilizada, é completamente diferente.

Já imaginou se o Usain Bolt conseguisse impor numa maratona a mesma velocidade nos 100m? Esse cenário é impossível, pois a exigência de seus músculos e metabolismo são bem diferentes. Em distâncias maiores, a exigência de seu corpo deve ser feita em intensidades que permitam sustentar a corrida por mais tempo.

Já em distâncias mais curtas, a força dos músculos e a capacidade de resistir à fadiga é que definirá o ritmo.

Em resumo: O pace ideal depende da distância proposta.

Teste ergoespirométrico e de campo: um passo para o pace ideal

Outra forma muito precisa, porém pouco utilizada, são as avaliações. Através de um ambiente mais controlado, o avaliador poderá exigir ao máximo do corredor na busca pelo pace ideal.

Os testes de campo em geral são mais simples e baratos de serem aplicados. Eles consistem em uma distância ou tempo que o corredor deverá correr o mais rápido que puder. Existem diversos protocolos que podem ser aplicados. Os mais populares são os testes de 3km ou de 12 minutos.

Já o teste ergoespirométrico é um teste de laboratório. Nele, o corredor será avaliado de forma direta referente o seu VO² (Consumo máximo de Oxigênio). Através de eletrodos que acompanharão o comportamento cardíaco e um analisador de gases que medirá o consumo de oxigênio. Dessa forma, o teste consegue detectar os pontos exatos de desgaste e desequilíbrio do corpo.

Dessa forma, o resultado consegue produzir o pace ideal para realizar cada tipo de treino ou prova, seja de 5km ou mesmo uma maratona.

Viu como encontrar o pace ideal não é tarefa fácil? Existem diversas questões a serem analisadas. O mais importante é que haja um acompanhamento especializado na hora de definir o que é mais adequado para a distância meta.