Orientação é fundamental em tudo que fazemos. Para aprender a cozinhar, andar de bicicleta, tocar um instrumento musical, dentre outros. E com o treinamento de corrida não é diferente. Apesar de ser uma atividade fácil de fazer em parques, praças e em esteiras, evoluir na corrida exige planejamento. Portanto, é nesse momento que a planilha de corrida pode ser um divisor de águas em seus treinos.

Porém, ainda existem muitas dúvidas sobre o grau de importância e a necessidade de seguir uma programação específica. E isso vale tanto para o corredor iniciante quanto aos mais experientes.

E para mostrar como essa mudança vai impactar sua forma de correr e os resultados que irá alcançar, separamos 10 motivos para começar hoje sua planilha de corrida. Vamos conferir?

1. Ajuda a planejar suas metas

“Quando não se sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve”. Você já ouviu essa frase alguma vez? É do clássico Alice no País das Maravilhas, e não poderia ser uma citação mais verdadeira. A falta de uma orientação específica pode levar você a realizar seus treinos da mesma forma, procurando se manter em sua zona de conforto.

Uma planilha de corrida irá ajudar você a enxergar um ponto de partida e chegada em seus treinos, contribuindo para a criação de metas que o motivem a continuar treinando com dedicação.

2. Organiza sua rotina

A ausência de uma rotina no dia a dia com certeza não ajuda para uma maior disciplina nos treinos. Com uma planilha de corrida, você irá ajustar os melhores dias para treinar. Isso facilita a organização e cumprimento de seus objetivos.

Mas isso não acontecerá automaticamente. É muito importante buscar motivação e os horários mais adequados para encaixar sua programação. Por isso, treinar todo dia nesse momento pode não ser interessante, pois irá superestimar sua capacidade de organização e, caso não consiga cumprir, pode desmotivá-lo. 

3. Uma planilha de corrida apresenta novos treinos

Depois que passamos a treinar regularmente, é natural, caso não se tenha uma programação para correr, que fazer treinos de corrida já conhecidos se torne uma rotina.

Com uma planilha de corrida, você poderá experimentar tipos de treinos que desconhecia, contribuindo para uma evolução em seu condicionamento físico.

4.Evita lesões na corrida

Um dos maiores motivos para se lesionar no treinamento de corrida tem relação com a falta de planejamento. Volumes muito altos antes da hora, treinos intensos em momentos errados e falta de descanso são apenas alguns dos problemas que um corredor sem orientação pode enfrentar.

Com um treinamento específico para sua corrida, você reduz consideravelmente a chance de ter uma lesão. Essa simples ação promoverá uma corrida mais equilibrada, pois irá distribuir a carga de corrida de acordo com cada fase de treino e evolução do corredor.

5. Treino de corrida com planilha: motivação em dobro

Verificar se cumpriu todos os treinos previstos no mês. Medir a quantidade de quilômetros percorridos. Avaliar o ganho de velocidade em comparação há meses atrás. Certamente, quando a dedicação na corrida já faz parte de sua rotina há algum tempo, nada melhor que visualizar sua planilha de treinos e observar sua evolução, não é mesmo?

A motivação para quem segue uma programação personalizada de corrida com certeza é um dos pontos mais positivos, principalmente para quem está realmente se esforçando na hora de treinar. Atualmente, temos diversos relógios e aplicativos para inserir seus treinos e receber relatórios e comparações automáticas. Isso também facilita muito o trabalho de seu treinador.

6. Você terá um treinador cuidando de seus objetivos

Fazer atividade física regularmente não é tarefa fácil. Nem sempre estamos motivados ou com tempo para treinar. Nessa hora, ter um treinador orientando e motivando você faz toda diferença. Além disso, ele será responsável por toda sua programação e dará aquela força extra para não esmorecer nem reduzir sua disciplina.

7. Cria um histórico completo de sua evolução na corrida

Nem sempre reconhecemos as conquistas que alcançamos, principalmente se ainda não atingimos nosso maior objetivo. Ter uma planilha de corrida permite que você, juntamente com o seu treinador, possam avaliar seu histórico de forma isenta, comparando sua curva de evolução ao longo de todo treinamento.

Sempre buscamos ser melhor hoje do que fomos ontem. Olhar para trás e ver tudo que já conseguiu superar pode ser a grande diferença para se manter ativo e com foco.

8. Evita riscos de saúde por falta de orientação

Como falamos anteriormente, a falta de uma orientação especializada para sua corrida pode levar a lesões. Porém, em casos mais graves, pode colocar em risco a saúde física e até a vida do corredor, seja ele iniciante ou não.

Quando corremos, nosso sistema cardiovascular pode ser exigido em maior ou menor grau, dependendo da intensidade. Além disso, a ausência de uma orientação pode levar o corredor a realizar treinos acima da sua condição física, sobrecarregando o coração e colocando em risco seu funcionamento.

Um plano de corrida orientado com eficiência vai dosar os treinos, evitando grandes riscos. Por isso, não esqueça: fazer uma avaliação física antes de começar a correr é fundamental.

E você, gostou das dicas? Está motivado para começar (ou continuar) a ter uma planilha de corrida? Ainda não começou a correr e quer dar os primeiros passos? Você pode baixar gratuitamente nosso ebook 6 passos para começar a correr.

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