Por que o homem e a mulher possuem diferentes desempenhos na corrida

homens e mulheres no desempenho da corrida

O corpo do homem e da mulher se comportam de forma diferente em diversas situações, especialmente quando o assunto é esporte. Algumas diferenças genéticas, fisiológicas e anatômicas ajudam a acentuar isso. Os homens e mulheres no desempenho da corrida tem boas diferenças realmente.

Vamos ver agora o porquê de tudo isso, com base no comportamento do organismo de cada um, e como o corpo reage durante os exercícios de corrida. Acompanhe!

Homens e mulheres no desempenho da corrida

1. Número de glóbulos vermelhos

Os glóbulos vermelhos são as principais células do sistema sanguíneo e possuem como função principal o transporte de oxigênio. Sendo assim, fica claro que se você tem mais dessas células poderá correr por muito mais tempo e em intensidades mais altas.

É exatamente isso que acontece com o homem. Ele possui mais glóbulos vermelhos em seu sistema que a mulher, por consequência, apresenta um desempenho aeróbico um pouco superior em números absolutos.

2. Maior débito cardíaco máximo

O débito cardíaco se refere à quantidade de sangue que é bombeada pelo coração dentro do espaço de 1 minuto. O valor máximo desse volume sanguíneo acontece quando estamos em alguma atividade física já que, nesse momento, o coração precisa trabalhar mais para suprir a necessidade dos tecidos.

O homem também possui um débito cardíaco máximo maior que o da mulher, ou seja, o sistema cardíaco dele consegue levar um maior volume de sangue para os tecidos orgânicos. Isso melhora e muito o seu desempenho em esportes como a corrida. Isso ocorre porque a estrutura corporal do homem é maior do que o da mulher. Em função disso, seu coração tende a ser anatomicamente maior.

3. Mais testosterona

A testosterona é o principal hormônio masculino e responsável por diversas características específicas do sexo. Ela é como um anabolizante natural presente em grandes quantidades no sexo masculino. Isso ajuda a criar um grande volume de massa muscular e também de força.

Assim, a presença dessa substância no organismo do homem é mais um ponto positivo para conseguir uma melhor performance nos esportes quando comparado à mulher.

Gabriel Pelaquim Photography

4. Centro de gravidade

A mulher geralmente possui maior comprimento de tronco e extremidades mais curtas, o inverso do que se encontra no corpo masculino. Por causa dessa diferença, elas possuem um centro de gravidade deslocado para baixo. Isso trás um maior equilíbrio em treinos de salto e de corrida, melhorando o desempenho no quesito desgaste.

Além disso, a mulher também tende a apresentar um equilíbrio maior do que o homem também em atividades cotidianas e em esportes que exijam maior controle ( Ginástica Olímpica, por exemplo ).

Desempenho em provas específicas

Realmente, quando o assunto é treinamento de corrida, os homens saem na frente em números absolutos. Como a anatomia e a fisiologia favorecem o sexo masculino, para que uma mulher tenha o desempenho similar em uma corrida, ela precisa treinar mais, infelizmente!

Porém, existem outros esportes nos quais as mulheres tendem a se sobressaírem e conseguem ter desempenhos melhores que os homens pelo mesmo motivo: características anatômicas e fisiológicas.

Um outro bom exemplo disso é a natação, principalmente nas maratonas aquáticas. Como a mulher possui mais gordura corporal, em função do ciclo menstrual, e costuma pesar menos (a massa óssea é mais leve) que o homem, ela consegue flutuar com menos esforço. Isso é verdade, especialmente, para as provas em mar aberto.

Homens e mulheres no desempenho da corrida : Um bom treinamento é o principal

O fato do homem conseguir um melhor desempenho nas corridas não significa que eles sejam superiores. Pelo contrário. A mulher possui destaque em diversos outros esportes e habilidades como na ginástica artística, nado sincronizado, dentre outros, pois ela possui maior flexibilidade que os homens.

Além disso, diferenças no desempenho entre os sexos vêm diminuindo muito. Na maratona o recorde mundial masculino atual está em 02:01:40, enquanto o das mulheres está em 2:15:25. Porém, a melhoria no recorde feminino baixou quase 30 minutos nos últimos 40 anos. Uma diferença bem maior do que os homens.

Também não podemos esquecer que, por fatores sociais, as mulheres tiveram acesso tardio a prática da corrida e outros esportes. Isso com certeza se reflete na diferença de números absolutos. A tendência é que, com o passar dos anos, os desempenhos continuem se aproximando cada vez mais!

Os homens e mulheres no desempenho da corrida, independente de quem alcança os melhores resultados, sempre buscam melhorar. E a alimentação também ajuda nesse processo. Conheça quais são os 5 suplementos para corredores que querem melhorar o rendimento!

Quer saber um pouco mais sobre como ter orientação para evoluir sua corrida, seja homem ou mulher? Conheça os planos de treino da Pacefit Assessoria Esportiva.

 

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais

Programa de Corrida
Treinamento de Corrida

Que tal fazer um mês 100% FREE na Pacefit?

Basta preencher o formulário e começar a correr pra valer e com orientação!