Treinamento de corrida. Começando a caminhar. Foco para a 1ª São Silvestre. Não importa qual meta ou momento dessa modalidade você está, uma programação de corrida tem que estar presente para lhe auxiliar nesse objetivo.

Atualmente, muitas pessoas têm optado por realizar atividades físicas presenciais. Algumas com um personal trainer, outras que preferem uma aula em grupo. Uma das maiores alegações é quanto ter o suporte de um treinador ao vivo, lhe auxiliando e motivando você, faz diferença. Mas acredite: mesmo nesses casos, um plano de treino terá um papel fundamental.

Não está convencido? Separamos aqui alguns motivos para explicar porque você precisa urgente de uma programação de corrida.

Vamos conferir?

 

Controle de sua evolução 

Treinadores usam muito o aspecto visual para motivar e também falar sobre a evolução nos treinos. “Viu como você está mais forte?”, “Você observou como está melhor na sua corrida?”. Esses são apenas alguns dos comentários rotineiros para quem treina regularmente.

Porém, apenas com uma programação de corrida específica, que demonstre em quais treinos seu pace (velocidade média em que um corredor consegue realizar um quilômetro) está melhorando, constatará de fato sua evolução. 

 

Programação de corrida = Aumenta conhecimento

Seu treinamento de corrida estagnou, ou não sabe por que não consegue atingir o objetivo desejado? Um programa de corrida ajudará você, juntamente com seu treinador, a entender onde seu planejamento precisa de ajustes.

Ter um plano de treino lhe permite também ver todo histórico do que fez até o momento. Isso ajuda muito na avaliação do que você acredita que funciona ou não para você, trazendo conhecimento do seu corpo e treinos.

 

Acompanhamento dos próximos treinos 

Principalmente em uma modalidade como a corrida, que trabalha com distâncias de 5 km até uma ultramaratona, o corredor quer saber quais serão os próximos passos de sua preparação.

Tendo uma programação de treino como referencial, você consegue organizar seu dia e rotina durante o mês para cumprir suas metas. Quer motivação maior que chegar ao fim do mês e saber que você não faltou aos treinos? Que sua planilha está 100% preenchida?

Além disso, a vontade para enfrentar os próximos objetivos acaba aumentando, pois você sabe o que enfrentará pela frente e isso o desafia.

 

Programação de corrida: apoio a distância 

Não tem jeito. Em algum momento do seu dia a dia, você não conseguirá realizar o treino com seu treinador preferido. O que fazer nesses casos? Uma programação de treino.

Você costuma treinar corrida? Hoje existem diversas Assessorias Esportivas e Personal Trainers que utilizam aplicativos para inserir sua programação. Tudo de forma individualizada. Alguns, inclusive têm disponíveis opções para inserir vídeos, que são muito importantes nos casos do treinamento de fortalecimento, que necessitam de alguma orientação visual.

 

Planilha de corrida = Autonomia

E para finalizar, outro aspecto muito importante é a autonomia. Com uma planilha de corrida que permita realizar seus treinos, independente do local ou horário, você ganha autonomia.

Sabemos o quanto o apoio presencial é importante, mas realizar seus treinos de forma independente reforça a disciplina, sem atrapalhar a orientação.

Gostou da matéria e está dando seus primeiros passos na corrida? Baixe nosso e-book Como Começar a Correr em 6 Passos. Nele, disponibilizamos uma planilha inicial para começar com o pé direito seus treinos. Lembrando que ele é gratuito

 

Para baixar, é só clicar aqui.