Quais são os principais tipos de treinamento físico?

tipos de treinamento físico

Corrida, ciclismo, musculação… todas são ótimas opções de tipos de treinamento físico. Mas você sabe qual é a ideal ? Escolher a atividade que melhor se encaixa ao seu biotipo, histórico e tempo exige estudo e orientação especializada. Além disso, certos esportes e treinamentos tendem a se encaixar melhor com algumas pessoas do que outras. Por isso, é tão importante entender as vantagens e desvantagens de cada uma delas. Confira agora qual melhor caminho seguir na busca de seu condicionamento.

Encontrar motivação para treinar é um grande desafio. Muitas vezes falta tempo, energia ou mesmo falta de companhia. Nesses casos, encontrar desculpas parece o caminho mais fácil para não fazer atividade física. Mas será que o problema está em não ter disciplina para fazer exercício, ou nas escolhas erradas que fazemos, sem considerar nossa condição atual e tempo?

Atualmente existem diversos esportes e atividades físicas disponíveis, tanto em espaços abertos (parques, praças, pistas) quanto em academias ou studios. Cada qual com seu objetivo e que leva a resultados bem diferentes.

E para ajudar você na tarefa de escolher uma opção com a sua cara e que dê o resultado que você busca, separamos os principais tipos de treinamento físico. Vamos conferir?

Tipos de treinamento físico: hipertrofia

É uma mudança no corpo que leva ao aumento do tamanho dos músculos, ou o popularmente conhecido “ficar sarado”. Para quem busca motivação para treinar e tem como desejo principal ter músculos com uma aparência forte e bem definida, atividades com esse perfil são a melhor escolha.

Esse tipo de treinamento físico apresenta duas características principais nos resultados: a parte estética e postural. Os dois são em geral os benefícios que ficam mais evidentes após um período razoável de treinamento – algo em torno de 4 a 6 meses – desde que haja regularidade e a pessoa treine com intensidade alta.

Musculação

Umas das mais conhecidas e tradicionais atividades, tem como grande vantagem o trabalho específico e localizado nos músculos. Além disso, é uma atividade individual. Por isso, pode ser feita a qualquer horário, o que facilita muito a sua prática, ainda mais nos dias de hoje, onde a carga de trabalho e estudo é cada vez maior.

Outro ponto importante é o fato de que ela ajuda pessoas que tem dificuldade de equilíbrio, estabilidade e coordenação, já que muitos dos exercícios são feitos com máquinas, o que ajuda a direcionar de forma correta o movimento.

Atualmente a musculação está entre as 3 atividades mais praticadas no Brasil. Ela ainda é considerada majoritariamente a atividade que serve como base na prevenção de lesões para a maioria dos outros esportes, mas vem perdendo espaço pra outras atividades.

Crossfit

Umas das práticas desportivas que mais vem ganhando adeptos nos últimos tempos. Com movimentos que mesclam tanto o levantamento olímpico quanto exercícios funcionais e atividades trabalhadas em escolas militares, promove não apenas músculos mais fortes, como também maior fôlego e condicionamento físico. Mas não é só. A base do Crossfit é a potência, que é o pilar de qualquer esporte.

As aulas são realizadas em grupo, o que ajuda muito a se manter motivado. O lado negativo seria a falta de personalização dos treinos para diferentes níveis, levando alguns praticantes a pularem etapas, o que pode não apenas dificultar a adaptação de algumas pessoas, mas também gerar lesões.

Ainda existe certo preconceito no mundo da corrida com o Crossfit para corredores. Porém, feito de forma adequada, é uma das atividades que mais trazem benefícios para o corredor, pois trabalha duas capacidades físicas principais para a atividade: força e velocidade.

Tipos de treinamento físico: aeróbico

As atividades aeróbicas são disparadas as mais praticadas no Brasil e no mundo. O motivo é simples: elas são mais naturais, exigem menor coordenação motora e queimam em geral mais calorias. Dentre os principais benefícios estão: aumento do fôlego, controle de peso, aumento da disposição e redução do stress.

Caminhada

Atividade física mais praticada no Brasil, tem como principal vantagem não ter a necessidade de adaptação e aprendizagem, pois é um movimento conhecido e natural. Além disso, a caminhada consegue atingir todos os públicos, desde sedentários e pessoas mais obesas até idosos ou gestantes. É um dos tipos de treinamento físico mais utilizados como porta de entrada para aqueles que não fazem nenhum exercício e querem começar.

Corrida de rua

Tem como principal diferencial potencializar os benefícios da caminhada e da parte cardio de forma geral. A corrida também favorece o parte lúdica e competitivo, já que promove diversos eventos de rua espalhados por todo o país e pelo mundo. Além disso, muitas pessoas inclusive optam por entrar em grupos de corrida para conhecer novas pessoas e levar mais à sério a atividade.

Umas das principais vantagens da corrida é a possibilidade de treinar a qualquer hora e lugar. Basta um par de tênis e uma planilha de corrida. Outro benefício pouco falado tem relaçao com a parte mental e emocional, pois libera substâncias como adrenalina, endorfina e serotonina. Não à toa, a corrida tem sido indicada para combater problemas como depressão e baixa autoestima.

Ciclismo

Atividade que ganha cada vez mais adeptos,  ponto de termos cada vez mais academias específicas para a modalidade. Além disso, treinos em estradas e o uso com meio de locomoção completam as opções de quem pratica ciclismo. Uma das maiores vantagens da modalidade é o maior desenvolvimento não apenas da parte aeróbica, bem como também do fortalecimento de pernas. Ou seja, trabalha o coração, mas também os músculos. Uma atividade completa.

Tipos de treinamento físico: funcional

Atividades com foco no treinamento funcional trabalham de forma específica fraquezas, desequilíbrios e encurtamentos que o praticante tenha, dando mais equilibrio ao corpo. Geralmente, as causas estão relacionadas a parte muscular – como problemas posturais e desequilíbrios de força – ou a capacidades físicas específicas (flexibilidade, agilidade, força, equilíbrio, dentre outras).

Atualmente, exigem uma série de studios que trabalham de forma específica esse tipo de treino, que é o preferido dos corredores na hora de fazer um trabalho de fortalecimento muscular para melhorar sua corrida.

Pilates

Atividade que ganha cada vez mais adeptos, o Pilates ajuda a corrida em diversos aspectos. Trabalha o corpo de forma completa, desenvolvendo flexibilidade e força ao mesmo tempo. Isso contribui muito para uma melhoria da postura e consciência corporal.

Treinamento Funcional

Fortalecimento para corrida exercício para região superior

Como o próprio nome diz, tem como objetivo trabalhar movimentos que ajudem na rotina de cada pessoa. Atividades como agachar, sentar, se equilibrar, todos com a adição de carga com a evolução do treino, promovem um corpo mais forte e harmonioso.

Viu como não faltam opções para começar ou aprimorar seus treinos pra valer? Nossa sugestão é que procure experimentar opções que tenham mais a ver com você. Mas atenção: procure permanecer pelo menos por 2 a 3 meses. Esse período de adaptação é fundamental e necessário para observar se a prática escolhida não é a ideal, ou você apenas não se adaptou plenamente.

Sente-se mais preparado para escolher entre os diversos tipos de treinamento físico? Compartilhe com a gente suas opções e não deixe de continuar acompanhando nossas dicas no blog e em nossas redes sociais.

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais

Programa de Corrida
Treinamento de Corrida

Que tal fazer um mês 100% FREE na Pacefit?

Basta preencher o formulário e começar a correr pra valer e com orientação!