A corrida é um dos exercícios mais praticados no mundo atualmente. Os motivos não são poucos: ajuda a emagrecer, queima muitas calorias, reduz o stress, além de ser um esporte bastante popular e praticado por pessoas de diferentes idades.

Por ser uma atividade aparentemente simples, é comum o pensamento de que ela não precisa de orientação especializada. Porém, é fundamental praticá-la de maneira correta, com atenção, principalmente, à postura na corrida para evitar lesões no corpo e melhorar o desempenho do atleta.

Neste post selecionamos 5 dicas para você não errar na hora de correr. Veja:

 

1. Aquecimento na corrida: Fundamental!

O aquecimento é essencial para preparar o corpo antes de qualquer atividade física. Portanto, faça uma corrida bem leve para aumentar a frequência cardíaca ou mesmo uma caminhada com passos mais acelerados por cerca de 10 minutos.

Isso ajudará seu corpo a “acordar” para a atividade, deixando sua musculatura toda mais ativa e preparada para seu treino de corrida.

 

2. Alongamento

É recomendável que o alongamento seja feito depois de se aquecer corretamente. Nessa etapa, alongue dos braços, ombros, quadril, costas e pernas.

Mas atenção: não exagere nesses exercícios para não ter dores musculares. É muito importante conhecer seus limites e respeitá-los. Os mesmos devem ser feitos de forma leve e segurando pouco tempo em cada posição (por volta de 5 a 10 segundos). Também é recomendável, principalmente em seu pré-treino de corrida, que realize um alongamento mais dinâmicos, onde a musculatura é alongada após repetidos movimentos.

 

3. Os problemas causados pela má postura na corrida

A má postura na corrida é um inimigo silencioso: pode não aparecer no começo, quando suas corridas ainda são leves, as distâncias não são tão desafiadoras.

Mas com o tempo, elas podem prejudicar, e muito, sua corrida. Dentre os problemas principais da má postura estão:

  • Dores na coluna e utras articulações;
  • Problemas para ganhar velocidade;
  • Queda de performance e lesões recorrentes;

 

4. A postura correta

Para correr de forma preventiva contra lesões e ainda ter um ótimo desempenho, o primeiro a se fazer é manter a atenção quanto à posição da coluna. Ela deve estar ereta, com leve inclinação para frente.

Os braços fazem os movimentos inversos dos membros inferiores, para frente e para trás, com os punhos postados , porém, soltos, passando sempre na altura da cintura ou bem próximo do peitoral.

O quadril é um dos pontos mais importantes na postura na corrida e devem absorver o impacto evitando “afundar” muito em direção ao solo. Isso faz com que o corpo perca velocidade e exija ainda mais dos joelhos para estabilizar a passada. Os joelhos sempre devem estar levemente flexionados e receberem menos impacto quando for dar o próximo passo. 

Além disso, faça o policiamento de seus movimentos para garantir a regularidade deles ao longo da corrida. É importante evitar erros durante essa mudança de postura para que ela seja realmente eficiente. Por isso, não corra com a coluna envergada para frente. Lembre-se sempre de deixar os ombros sempre relaxados, para que as passadas sejam mais descontraídas.

 

5. Vestimenta adequada

É fundamental que o tênis usado para correr seja confortável aos pés e que tenha boa absorção de impactos. Outro cuidado que se deve tomar é não confundir tênis de corrida com os de passeio, pois eles podem ser parecidos. Por isso, faça uma pesquisa para não ter problemas futuros.

A roupa escolhida para fazer a atividade física precisa ser leve e apropriada à corrida. Assim, sua vestimenta não reduzirá seus movimentos e ainda ajudará a ter uma boa performance.

Principalmente em dias de verão e sol forte, o uso de boné e filtro solar é indispensável para o bem-estar do atleta. Assim, ele evita problemas de ensolação, queimaduras e mal-estar durante os exercícios.

Agora é só colocar em prática essas recomendações com bastante atenção à sua postura na corrida e à regularidade da atividade física. Aos poucos e com muita determinação, você conseguirá ultrapassar seus próprios limites, bem como melhorar sua resistência e seu rendimento.

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