Saiba como melhorar sua postura na corrida em 5 passos

postura na corrida

A corrida é um dos exercícios mais praticados no mundo atualmente. Os motivos não são poucos: ajuda a emagrecer, queima muitas calorias, reduz o stress, além de ser um esporte bastante popular e praticado por pessoas de diferentes idades.

Por ser uma atividade aparentemente simples, é comum o pensamento de que ela não precisa de orientação especializada. Porém, é fundamental praticá-la de maneira correta, com atenção, principalmente, à postura na corrida para evitar lesões no corpo e melhorar o desempenho do atleta.

Neste post selecionamos 5 dicas para você não errar na hora de correr. Veja:

1. Aquecimento na corrida: Fundamental!

O aquecimento é essencial para preparar o corpo antes de qualquer atividade física. Portanto, faça uma corrida bem leve para aumentar a frequência cardíaca ou mesmo uma caminhada com passos mais acelerados por cerca de 10 minutos.

Isso ajudará seu corpo a “acordar” para a atividade, deixando sua musculatura toda mais ativa e preparada para seu treino de corrida.

2. Alongamento

É recomendável que o alongamento seja feito depois de se aquecer corretamente. Nessa etapa, alongue dos braços, ombros, quadril, costas e pernas.

Mas atenção: não exagere nesses exercícios para não ter dores musculares. É muito importante conhecer seus limites e respeitá-los. Os mesmos devem ser feitos de forma leve e segurando pouco tempo em cada posição (por volta de 5 a 10 segundos). Também é recomendável, principalmente em seu pré-treino de corrida, que realize um alongamento mais dinâmicos, onde a musculatura é alongada após repetidos movimentos.

3. Os problemas causados pela má postura na corrida

A má postura na corrida é um inimigo silencioso: pode não aparecer no começo, quando suas corridas ainda são leves, as distâncias não são tão desafiadoras.

Mas com o tempo, elas podem prejudicar, e muito, sua corrida. Dentre os problemas principais da má postura estão:

  • Dores na coluna e utras articulações;
  • Problemas para ganhar velocidade;
  • Queda de performance e lesões recorrentes;

4. A postura correta

Para correr de forma preventiva contra lesões e ainda ter um ótimo desempenho, o primeiro a se fazer é manter a atenção quanto à posição da coluna. Ela deve estar ereta, com leve inclinação para frente.

Os braços fazem os movimentos inversos dos membros inferiores, para frente e para trás, com os punhos postados , porém, soltos, passando sempre na altura da cintura ou bem próximo do peitoral.

O quadril é um dos pontos mais importantes na postura na corrida e devem absorver o impacto evitando “afundar” muito em direção ao solo. Isso faz com que o corpo perca velocidade e exija ainda mais dos joelhos para estabilizar a passada. Os joelhos sempre devem estar levemente flexionados e receberem menos impacto quando for dar o próximo passo.

Além disso, faça o policiamento de seus movimentos para garantir a regularidade deles ao longo da corrida. É importante evitar erros durante essa mudança de postura para que ela seja realmente eficiente. Por isso, não corra com a coluna envergada para frente. Lembre-se sempre de deixar os ombros sempre relaxados, para que as passadas sejam mais descontraídas.

5. Vestimenta adequada

É fundamental que o tênis usado para correr seja confortável aos pés e que tenha boa absorção de impactos. Outro cuidado que se deve tomar é não confundir tênis de corrida com os de passeio, pois eles podem ser parecidos. Por isso, faça uma pesquisa para não ter problemas futuros.

A roupa escolhida para fazer a atividade física precisa ser leve e apropriada à corrida. Assim, sua vestimenta não reduzirá seus movimentos e ainda ajudará a ter uma boa performance.

Principalmente em dias de verão e sol forte, o uso de boné e filtro solar é indispensável para o bem-estar do atleta. Assim, ele evita problemas de ensolação, queimaduras e mal-estar durante os exercícios.

Agora é só colocar em prática essas recomendações com bastante atenção à sua postura na corrida e à regularidade da atividade física. Aos poucos e com muita determinação, você conseguirá ultrapassar seus próprios limites, bem como melhorar sua resistência e seu rendimento.

Você já vem tomando cuidados com sua postura na corrida? Na Pacefit Running & Performance, nós temos aulas periódicas de postura na corrida, além de uma análise de Videofilmagem para nossos corredores.

Quer saber mais dicas sobre como se desenvolver melhor nos treinos? Então, curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades! Até a próxima!

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais

Programa de Corrida
Treinamento de Corrida

Que tal fazer um mês 100% FREE na Pacefit?

Basta preencher o formulário e começar a correr pra valer e com orientação!