Powered by Rock Convert

Participar de uma prova é uma experiência única, mas nem por isso isenta de determinados comportamentos. E para saber a melhor forma de agir como corredor, evitando uma “bola fora” nesse grande dia, separamos as 10 principais atitudes que você deve evitar na sua corrida de rua.

Se você está treinando de forma regular, tem o apoio de uma assessoria esportiva, evoluiu da caminhada para a corrida, provavelmente participar de uma corrida de rua está nos planos.  Correr uma prova de 5km, 10km, Meia-Maratona ou Maratona. Todos são desafios imensos, e que dificilmente ficam abaixo de 5 mil pessoas. Ou seja, várias questões podem influenciar, de forma positiva ou negativa, uma melhor experiência.

Questões comportamentais, logísticas, técnicas e estratégicas farão toda diferença nesse dia. Por isso, vamos apresentar 5 atitudes que você deve evitar a qualquer custo.

1.Vai para uma corrida de rua? Saia com antecedência 

Quem já participou alguma vez, como corredor ou expectador de uma corrida de rua, sabe que chegar ao local na hora certa faz toda diferença. Como citamos anteriormente, o volume de pessoas para o local é muito alto, independente se a prova for de manhã ou à noite.

Por isso, procure se organizar para chegar entre 40 minutos a 1 hora antes da prova. Dessa forma, você poderá utilizar com calma o guarda volumes, fazer seu aquecimento e encontrar o local ideal para largar, reduzindo a ansiedade e um estresse que um atraso geraria.

2.Observe o local indicado para sua largada

É muito comum, principalmente nas corridas mais tradicionais e com maior quantidade de corredores, haver mais de uma distância. São corredores de diversos perfis e paces diferentes. Por isso, é cada vez maior, no ato da inscrição, a segmentação de ritmos por parte das organizadoras. É uma forma correta e eficiente para que pessoas mais rápidas possam largar primeiro, evitando diferenças e confusão, principalmente na largada.

Portanto, esteja atento não apenas para escolher seu pace ideal na inscrição, bem como largar no ponto certo. Isso evita atrapalhar pessoas mais rápidas, ou gastar mais energia largando atrás e sendo obrigado a desviar diversos corredores pelo caminho.

3.Largue com prudência e atenção

Numa corrida de rua, após a sirene dar início à prova, você verá diversos corredores saindo muito forte, como se fosse uma prova de 100m. Muito cuidado para não ser “contaminado” por essa empolgação, pois ela pode custar caro e prejudicar sua reserva de energia logo nos primeiros minutos.

Saia no ritmo adequado, de forma conservadora, de preferência. Aos poucos, com a multidão se dissipando, você poderá encaixar o ritmo ideal e planejado para sua corrida.

4.Cuidado com o uso de celulares

Já faz alguns anos que os celulares vem tomando conta  do cenário da corrida de rua. Todos querem compartilhar o momento, mostrar seu momento de superação, ou apenas marcar seu tempo, através de um aplicativo específico. Porém, deve haver um cuidado muito grande no seu uso. Acidentes numa largada ou chegada, por conta de paradas bruscas para tirar uma foto, são cada vez mais frequentes.

Quer registrar o momento? Procure ir para as laterais das pistas, e parar de maneira gradual antes de tirar a sua foto. Está controlando o tempo da prova? Atenção para que o foco no celular não cause alguma colisão, tropeço ou trombada. Não subestime essa possibilidade, pois basta um segundo para que algum acidente ocorra.

5.Corrida de rua não é lugar para “pipoca”

Esse é um tema já muito discutido entre corredores de rua, e não pode haver outra posição. Ser pipoca em prova É ERRADO. Para quem não conhece esse dialeto do corredor, o pipoca é o corredor que não se inscreve numa prova, mas participa, aproveitando uma estrutura privada, para qual não pagou, em benefício próprio.

Sabemos que a rua é pública, mas nesse dia o espaço destinado a prova foi reservado para o evento e seus corredores. Participar é, no mínimo, uma falta de educação.

Valorizar a corrida de rua é muito importante, e participar de forma correta, pagando sua inscrição, ajuda a fortalecer o segmento, promovendo corridas cada vez mais diferenciadas.

Viu como existe certa “etiqueta” ao participar da corrida de rua? Você já teve algumas dessas atitudes? Compartilhe com a gente!

Powered by Rock Convert