Já percebeu que durante o treinamento de corrida as pessoas pisam de formas diferentes no chão? Alguns usam mais a borda externa do pé, outros a mais interna e alguns ainda utilizam um pouco das duas. Assim, pode parecer apenas uma particularidade de cada pessoa, mas certos tipos de pisada pode causar muitos problemas musculares e articulares para os atletas durante a corrida.

Não conhecer seu tipo de pisada pode causar dores por conta do uso excessivo de apenas um grupo muscular. Além disso, pode provocar fraqueza nos músculos menos utilizados, principalmente em função de escolhas equivocadas na hora de comprar seu tênis de corrida. Tais desequilíbrios podem ter consequências maiores, como o favorecimento de torções assim como problemas de coluna.

E você? Sabe qual é o seu tipo de pisada? Será que precisa tomar mais cuidado durante os treinos? Descubra agora mesmo!

Entendendo os diferentes tipos de pisada

1. Pisada pronada

Nesse tipo de pisada as pessoas descarregam boa parte do peso corporal na borda mediana (ou interna) do pé. Ela começa na região esquerda do calcanhar e termina apoiando todo o corpo no hálux (mais conhecido como dedão do pé).

Nesse caso, a articulação subtalar sobre uma rotação interna (em inversão ou em varo) numa ordem de 20º. Isso implica num desvio da aplicação da força, de forma eficiente, na fase final de apoio. Mais de 50% da população possui esse tipo de pisada.

Os principais problemas desse tipo de pisada são uma maior exigência da região do tornozelo, que precisa evitar uma pronação excessiva. Esse movimento mais acentuado costuma provocar inflamações e lesões na região, como a fascite plantar, por exemplo.

Portanto, a escolha de um tênis específico para pronação dará mais estabilidade, pois possui um reforço na parte interna do pé, atenuando o movimento.

2. Pisada supinada

Aqui, a posição do pé durante a passada é justamente ao contrário. Neste caso, o arco lateral do pé é usado com muito mais frequência e boa parte da carga que colocamos para caminhar fica concentrada no dedo mínimo, causando uma sobrecarga.

As pessoas que apresentam esse tipo de pisada com maior frequência são aquelas que possuem pé cavo, ou seja, o arco medial do pé possui uma angulação menor que a maioria. Apenas 5% da população mundial apresenta a pisada supinada.

Corredores com pisada supinada precisam escolher tênis que promovem um maior nível de amortecimento, pois a maior concentração na parte lateral aumenta a pressão na parte lateral da perna e no pé. Dessa forma, o impacto da corrida acaba não sendo diluído por toda musculatura de membros inferiores. Isso acaba levando a lesões como a síndrome do trato iliotibial.

Os tênis para corredores supinados tem um reforço extra nesse amortecimento em comparação com os tênis pronados e podem fazer grande diferença em sua corrida.

3. Pisada neutra

É o que se considera uma pisada normal, na qual o peso do corpo é distribuído pelo pé de forma quase igualitária. O passo começa com apoio na região medial do calcanhar e termina no centro do antepé, próximo aos dedos.

As pessoas que têm esse tipo de pisada (cerca de 45% da população) geralmente encontram poucas restrições ao comprar um calçado e sofrem menos com problemas articulares na região. Por isso, para esse perfil de corredor, o ideal é a compra de um tênis com pisada neutra. Inclusive, ele se assemelha bastante com o tênis supinado, pois possui alto nível de amortecimento também.

Descobrindo o meu tipo de pisada

Pessoas que possuem uma passada incorreta costumam apresentar dores nas articulações próximas como tornozelo, joelho e quadril. Essa dor, com o passar do tempo, pode evoluir para um problema de coluna se não for tratada. Além disso, é possível também perceber um encurtamento muscular em um dos lados da perna, por conta da pouca utilização do grupo. 

Isso mostra que os tipos de pisada podem impactar diretamente na técnica e postura da corrida.

Se você estiver apresentando algum problema e sentindo dor, o melhor é procurar o ortopedista para identificar qual é o seu tipo de pisada. Além disso, um fisioterapeuta também é capaz de detectar desvios posturais e também da passada, identificando assim o seu tipo.

Uma forma bastante eficiente de descobrir o seu tipo de pisada é filmar sua corrida, numa esteira ou espaço aberto. É indicada a filmagem frontal e também de perfil. Isso mostrará como está a aterrissagem do seu pé no solo.

Outra excelente alternativa também é a baropodometria, que avalia o nível de impacto e pontos de maior pressão no pé. É um teste feito em laboratório, onde você vestirá uma planilha sensorial, que detectará os maiores pontos de pressão. Ela mostra inclusive medindo as diferenças de lado esquerdo e direito. 

Tipos de pisada: tomando as atitudes necessárias

Caso observe algum desvio, o ortopedista deve te encaminhar para um profissional que fabrica palmilhas. Elas podem te oferecer a segurança necessária para treinar sem maiores preocupações.

Outra excelente alternativa é alongar e fortalecer a região dos pés, que geralmente são negligenciadas num programa de fortalecimento

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