Treinar corrida todo dia faz mal para o corpo?

treinar corrida todo dia

Muito se fala sobre treinar corrida todo dia. Será que faz mal? Dá mais resultado? Não desgasta excessivamente o corpo? No meio de todas essas perguntas, saber se esse método de treino se encaixa a você não é tão simples. Várias questões devem ser respondidas. Confira agora mesmo como não errar nessa prática tão polêmica.

Se manter sempre em movimento. É unânime que a chave de uma vida saudável é ser ativo fisicamente, gerando energia e aumentando a disposição durante sua rotina diária. E para muitos corredores, treinar corrida todo dia é quase uma terapia.

Porém, no meio de novas pesquisas e alguns paradigmas que o treinamento diário carrega, principalmente quando se fala de atividades de impacto, algumas teorias são difíceis de serem quebradas: Afinal, posso correr diariamente, ou faz mal?

Muitos treinadores de corrida têm restrições, e não prescrevem a seus alunos treinos todos os dias, mesmo que tenham disponibilidade. Outros entendem que não existe nenhum mal do corredor realizar sua corrida de cada dia. Por isso, resolvemos trazer para você os prós e contras de realizar uma corrida diária.

Vamos conferir?

Treinar corrida todo dia – Por que não faz mal?

Maior condicionamento e fácil adaptação – Com certeza treinar corrida todo dia ajuda a uma adaptação muito maior para qualquer tipo de treino. Portanto, treinar todo dia também trás um maior condicionamento aeróbio como um todo. Mas lembrando: Tudo isso se realizado sem exageros, com planejamento.

Maior variedade de treinos – Umas das maiores vantagens de treinar todo dia é ter a possibilidade de variar seus treinos (correr em subidas, velocidade, treinos leves, dentre outros). E isso vale não apenas para diversificar, bem como favorece uma melhor percepção de velocidade do corredor, pois explora diversas situações e cenários para correr.

Lembrando que uma orientação personalizada é sempre o melhor caminho para equilibrar essas variações.

Melhora a técnica – Quanto maior o tempo de corrida, maior é a possibilidade de evoluir em sua técnica. Treinar mais lhe possibilita um contato mais constante com a modalidade, permitindo ganhar mais vivência. Com certeza, isso potencializa a maior afinidade e conhecimento da modalidade.

Aumenta o gasto calórico e controle de peso – Fazendo da corrida uma prática diária, o seu gasto calórico total tende a aumentar consideravelmente. Além disso, seu metabolismo, com o objetivo de atender melhor a demanda das atividades impostas pelo seu corpo, tende a ficar mais acelerado. Isso ajudará muito no controle e perda de peso.

Desvantagens de correr todo dia

Maior sobrecarga articular e muscular – A corrida é um esporte de impacto. Isso, ninguém pode negar. E muitas vezes o corredor pode não estar com tendões, ligamentos e músculos preparados para essa sobrecarga. Com o tempo, a corrida diária pode acarretar lesões nos músculos ou articulações, principalmente inflamações (algo bem característico do excesso de treinos).

Por isso, um dos pontos principais para quem tem o hábito de treinar corrida todo dia é um trabalho específico e equilibrado de fortalecimento muscular. Isso ajudará na recuperação dos músculos e preserva mais as articulações dos impactos.

Overtraining – O problema com excesso de treinos é algo tão normal que muitas vezes é quase imperceptível e erroneamente confundido com falta de determinação. De uma forma geral, é definido como um estado de fadiga permanente. Isso leva a queda de rendimento, cansaço e incapacidade de treinar com eficiência.

Um dos principais fatores que desencadeia o overtraining é o excesso de treinos. Com certeza um cenário propício em caso de treinos de corrida diários. Por isso, nunca podemos esquecer que não basta apenas dosar o volume de sua sessão diária, como também alinhar com fatores como alimentação e descanso.

Queda de rendimento – Mesmo que você se atente à todos os fatores já citados, a tendência de descansar adequadamente diminui. Isso pode contribuir para treinos menos eficientes e, consequentemente, resultados aquém do esperado. Portanto, é fundamental observar se o seu pace continua em franca evolução, ou você tem corrido com cada vez menos eficiência.

O ideal, independente de quantos dias da semana corre, é respeitar os limites do corpo e buscar o equilíbrio entre os treinos e recuperação e o mais importante: buscando sempre buscar o prazer por correr, evitando excessos.

Tem o hábito de treinar corrida todo dia ? Pensando em começar a prática e acha que tem o perfil de corredor adequado para a corrida diária? Compartilhe suas dúvidas com a gente, e venha conhecer todos os programas que a Pacefit oferece para chegar nessa meta!!

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais

Programa de Corrida
Treinamento de Corrida

Que tal fazer um mês 100% FREE na Pacefit?

Basta preencher o formulário e começar a correr pra valer e com orientação!