Emagrecer. Esse é o desejo frequente de 9 entre 10 pessoas que começam a correr ou fazer qualquer outro exercício físico. Programas de emagrecimento, dietas hipocalóricas, novas modalidades para queimar mais calorias, todas são estratégias procuradas no intuito de perder peso. Porém, a grande parte acaba não tendo sucesso. 

Mas por que ganhamos peso? Problemas no metabolismo, tendência genética, compulsão alimentar decorrente do stress são sem dúvidas grandes causadoras. Porém, esse grupo é uma parte minoritária da população. Com a presença cada vez maior da tecnologia em nossa rotina, a necessidade de movimento para tarefas cotidianas ou mesmo atividades de lazer estão cada vez mais escassas. 

Atualmente, segundo dados do ministério do esporte, mais da metade da população está acima do peso e apenas um terço faz alguma atividade. Nesse cenário, acaba sendo fácil concluir que o baixo gasto calórico é um dos maiores causadores da obesidade

No geral, para se perder 1kg, deve-se gastar em média 6000 kcal, excluindo a perda de líquidos que ocorre durante o dia. Fica fácil entender agora porque perder peso é uma tarefa das mais árduas, não é mesmo? 

Para ajudar você nesse objetivo, separamos 5 dicas fantásticas para gastar 500 calorias a mais por dia e deixar para trás os quilinhos extras. 

1.Caminhe mais durante o dia

Um dos maiores problemas da vida moderna é que marcamos horário para tudo, inclusive para se movimentar. Mas a verdade é que o acúmulo de movimento durante o dia será um dos maiores aliados para perder peso. Se você treina regularmente 1 hora por dia, mas praticamente fica parado o restante do tempo, afetará seu resultado final. 

Por isso, caminhe sempre que puder, mesmo em circunstâncias que pareçam as mais banais ( como ir na padaria, ao trabalho, nas atividades de lazer dos finais de semana ) 

A cada 20 minutos de caminhada acumulados ao longo do dia você gasta em média entre 100 a 150 calorias a mais.

2. Quer perder peso? Você precisa subir escada

No trabalho, metrô, rua e para quem mora em prédio, dificilmente não temos uma escada no meio do caminho. Além de gastar uma boa quantidade de calorias, subir escadas ainda ajudará você a ganhar mais força de pernas e condicionamento, pois exige mais do que a caminhada. 

Comece de forma simples, subindo apenas um andar a mais por dia. Com o passar do tempo, use a mesma em tempo integral, sempre que ela puder fazer parte do seu caminho. 

A cada 1 andar subindo escadas você gasta em média entre 8 a 12 calorias. 

3. Mude ao menos uma refeição de seu dia 

O aumento das comidas industrializadas e fast foods contribuíram muito para o aumento de peso da população. Isso porque esses alimentos em geral têm uma alta taxa calórica e um baixo valor nutricional, favorecendo o acúmulo de gordura. 

Em nosso cotidiano temos em média 3 refeições principais + 3 refeições intermediárias entre café da manhã, almoço e jantar. Se você fizer uma troca simples de uma refeição mais calórica por outra mais nutritiva e saudável, você pode deixar de ingerir algo em torno de 100 a 150 calorias.

4. Comece uma atividade de lazer que tenha movimento

O fim de semana muitas vezes é um prato cheio para o sedentarismo. Tempo ocioso, churrasco, sair para jantar, reunião com os amigos regada a bebidas e petiscos. São programas bem comuns, que reduzem o stress do dia a dia. Porém, por outro lado, ajudam a aumentar a reserva calórica e dificulta a perda de peso.

Que tal fazer mudanças em sua rotina e inserir pelo menos uma atividade de lazer que gere movimento? Andar de bicicleta, nadar no clube ou fazer caminhadas. São 3 atividades super simples, fáceis de praticar. A inclusão de uma delas no seu fim de semana pode garantir um perda calórica e 150 a 200 calorias no dia.

5. Inicie uma atividade física 

Esse último item é a mudança mais difícil e importante que você pode fazer para perder peso. Escolher uma atividade física regular irá mudar sua rotina como um todo, não apenas garantindo uma vida mais saudável e ativa, como também uma grande chance de vitória na guerra contra a balança.

Pessoas que treinam em média de 2 a 3 x por semana podem gastar até 1500 calorias a mais nesse período. Por isso, após ou durante os 4 passos iniciais que citamos, busque um exercício físico para chamar de seu. E não esqueça: comece a treinar sempre com orientação especializada. Isso é fundamental para que faça suas atividades físicas com segurança e motivação.

Todas essas mudanças em sua rotina podem garantir um gasto calórico diário de 500 a 600 calorias. Isso pode contribuir para uma perda de peso de até 3 quilos por mês.

E você, já começou uma dessas ações para perder peso? Comente aqui e não deixe de assinar nossa Newsletter.