Como perder peso gastando 500 calorias a mais por dia?

perder peso

Estratégia. Mudança de alimentação e mentalidade. Escolher a modalidade certa. Ajustar os horários e porções para comer. Podemos apontar uma série de fatores, mas ninguém tem de fato a fórmula mágica quando se trata de perder peso. Porém, a incorporação de certos hábitos são cruciais para alcançar esse objetivo. Mas você sabe quais são? Descubra quais incorporar hoje mesmo em sua rotina e atingir o tão sonhado equilíbrio na balança.

Emagrecer. Esse é o desejo frequente de 9 entre 10 pessoas que começam a caminhar, correr ou fazer qualquer outro exercício físico. Programas de emagrecimento, dietas hipocalóricas, Lowcarb, novas modalidades para queimar mais calorias e até veganismo… todas são opções muito procuradas no intuito de reverter o quadro daqueles quilinhos a mais.

Porém, a grande parte acaba não tendo sucesso. Infelizmente, quase metade da população mundial está acima do peso. No Brasil, isso já é uma realidade. Mas isso não acontece por acaso. Grandes mudanças no setor alimentar e até a parte cultural influencia nesse ponto.

Ganho de peso é um problema mundial

Mas por que ganhamos peso? Problemas no metabolismo, ansiedade, tendência genética, compulsão alimentar decorrente do stress são grandes causadores. Entretanto, esse grupo é uma parte minoritária da população.

Com a presença cada vez maior da tecnologia em nossa rotina, a necessidade de movimento para tarefas cotidianas, assim como as atividades de lazer que envolvam exigência física, vem diminuindo ano a ano.

Além disso, com a chegada do COVID 19 em 2020, o home office também se tornou uma realidade na maior parte dos escritórios, acelerando um processo que já estava em curso e que aparentemente veio pra ficar. Essa opção sem dúvida é muito importante e facilitou ainda mais a forma de trabalhar. Porém, isso agravou o problema na questão de saúde, sedentarismo e obesidade.

Atualmente, segundo dados do ministério do esporte, apenas um terço faz alguma atividade. Dentre elas, a caminhada, corrida e a musculação estão entre as principais.

Nesse cenário, acaba sendo fácil concluir que o baixo gasto calórico é um dos maiores causadores da obesidade. No geral, para se perder 1kg, deve-se gastar em média 6000 kcal, excluindo a perda de líquidos que ocorre durante o dia. Fica fácil entender agora porque perder peso é uma tarefa das mais árduas, não é mesmo?

Para ajudar você nesse objetivo, separamos dicas super práticas para gastar 500 calorias a mais por dia e deixar para trás os quilinhos extras.

Caminhe mais durante o dia

Um dos maiores problemas da vida moderna é que marcamos horário para tudo, inclusive para se movimentar. Mas a verdade é que o acúmulo de movimento durante o dia sempre será um dos maiores aliados para perder peso.

perca peso caminhando

Se você treina regularmente 1 hora por dia, mas praticamente fica parado o restante do tempo, pode-se considerar até, na prática, um sedentário funcional. Como se considerar fisicamente ativo se o movimento tem uma parcela de menos de 5% em seu dia?

Isso claramente impacta no resultado final sobre seu foco de emagrecer.

Por isso, caminhe sempre que puder, mesmo em circunstâncias que pareçam as mais banais ( como ir na padaria, ao trabalho, nas atividades de lazer dos finais de semana )

A cada 20 minutos de caminhada acumulados ao longo do dia você gasta em média entre 100 a 150 calorias a mais.

Quer perder peso? Você precisa subir escada

No trabalho, metrô, rua e para quem mora em prédio, dificilmente não temos uma escada no meio do caminho. Além de gastar uma boa quantidade de calorias, subir escadas ainda ajuda a ganhar mais força de pernas e condicionamento, pois exige mais do que a caminhada.

Começar de forma simples, subindo apenas um andar a mais por dia, é a melhor estratégia. Com o passar do tempo, ela pode fazer parte integral da rotina, seja usando no trabalho, transporte público ou residência. Garantimos que não haverá concorrência na hora de encarar os lances de escada, caso haja nos locais opções como elevador e escada rolante.

Saiba que, a cada 1 andar acumulado, gasta-se uma média entre 8 a 12 calorias.

Mude ao menos uma refeição de seu dia 

O aumento das comidas industrializadas e fast foods contribuíram muito para o aumento de peso da população. Isso porque esses alimentos em geral têm uma alta taxa calórica e um baixo valor nutricional, favorecendo o acúmulo de gordura.

E seguindo a linha de usar a tecnologia e modernidade para resolver problemas difíceis, mas nçao complexos, grande parte da população recorre a suplementos alimentares como uma “corda de salvação”. Mas a verdade é que esses recursos só devem ser usados em casos específicos e quando a alimentação natural não cobre todas as necessidades.

Em nosso cotidiano temos em média 3 refeições principais + 3 refeições intermediárias entre café da manhã, almoço e jantar. Se você fizer uma troca simples de uma refeição mais calórica por outra mais nutritiva e saudável, você pode deixar de ingerir algo em torno de 100 a 150 calorias a mais por dia. Quando coloca-se de forma diária, pode parecer pouco, mas impacta num consumo adicional de 2000 a 2500 kcal a mais por mês.

Comece uma atividade de lazer que tenha movimento

O fim de semana muitas vezes é um prato cheio para o sedentarismo. Tempo ocioso, churrasco, sair para jantar, reunião com os amigos regada a bebidas e petiscos…

São programas bem comuns, que reduzem o stress do dia a dia. Porém, por outro lado, ajudam a aumentar a reserva calórica e dificulta a perda de peso. Além disso, o ato de “extravasar” a tensão do cotidiano apenas com atividades que não geram movimento acaba criando um estímulo que desconecta o uso do corpo como uma forma de liberação de stress.

Por isso, é importante fazer mudanças em sua rotina e inserir pelo menos uma atividade de lazer que gere movimento. Andar de bicicleta, nadar no clube ou fazer caminhadas são 3 atividades super simples, fáceis de praticar, e que farão uma grande diferença.

A inclusão de uma delas no seu fim de semana pode garantir um perda calórica e 150 a 200 calorias no dia.

Atividade física é fundamental para perder peso 

Esse último item é a mudança mais difícil e importante que você pode fazer para perder peso. Escolher uma atividade física regular irá mudar sua rotina como um todo, não apenas garantindo uma vida mais saudável e ativa, como também uma grande chance de vitória na guerra contra a balança.

Pessoas que treinam em média de 2 a 3 x por semana podem gastar até 1500 calorias a mais nesse período. Portanto, após ou durante os 4 passos iniciais que citamos, busque um exercício físico para chamar de seu.

Da mesma forma, não se esqueça de começar a treinar sempre com orientação especializada. Isso é fundamental para que faça suas atividades físicas com segurança, assim como dará a motivação que precisa para não desistir a primeira dificuldade.

Todas essas mudanças em sua rotina podem garantir um gasto calórico diário de 500 a 600 calorias, contribuindo para uma perda de peso de até 3 quilos por mês.

E você, já começou uma dessas ações para perder peso? Comente aqui e não deixe de assinar nossa Newsletter.

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais

Programa de Corrida
Treinamento de Corrida

Que tal fazer um mês 100% FREE na Pacefit?

Basta preencher o formulário e começar a correr pra valer e com orientação!