Você sabe o que é treinamento funcional e por que ele é importante?

O treinamento funcional é um tipo de atividade física que já se tornou famoso no mundo inteiro. Você já deve ter ouvido falar dele, mas sempre ficam aquelas dúvidas sobre o que realmente se trata. Para eliminá-las, vamos explicar agora tudo o que você precisa saber sobre esse exercício que vem dando o que falar!

O que é treinamento funcional?

Essa modalidade é particularmente interessante, já que foca nos movimentos do dia a dia. Apanhar um objeto no chão, empurrar um carro que não quer “pegar”, subir escadas, entre outros, são alguns pontos trabalhados nesse treinamento.

Além disso, ele também tem como foco o aprimoramento de habilidades do nosso corpo. Isso é excelente para quem pratica outras atividades físicas como a corrida. E ainda, é possível traçar um plano de treinamento específico para essa prática esportiva.

Como ele é feito?

Um dos princípios do treinamento funcional é o trabalho dos músculos de uma forma global. Ao contrário dos exercícios que podemos ver nas academias, com foco em um grupo muscular ou num ponto ainda mais específico como quadríceps, o treinamento funcional busca recrutar diversos músculos em um único exercício.

Os exercícios realizados são bem variados e, na maioria das vezes, usa como carga o próprio peso do corpo. Gradualmente, são acrescentados outros instrumentos com a finalidade de dificultar o movimento. Isso proporciona mais benefícios como fortalecimento muscular e coordenação motora.

Quais os benefícios?

1. Fortalecimento muscular

Um dos principais objetivos do treinamento funcional é promover o fortalecimento muscular. Além de evitar uma série de lesões, também traz benefícios para quem pratica outros esportes, melhorando a performance. Músculos mais fortes conseguem correr com mais intensidade, sem o risco de lesão por esforço repetitivo.

2. Melhora a dor nas costas

Sabia que 80% dos brasileiros já tiveram ou terão dores nas costas em algum momento de suas vidas? A melhor forma de evitar que isso aconteça é com mudanças de hábitos, sendo um deles, eliminar o sedentarismo.

O treinamento é uma ótima opção para fortalecer o core, região que fica localizada próxima ao umbigo, que vai do abdome até a área lombar. Com isso, os músculos conseguem sustentar o corpo por mais tempo sem desenvolver a dor.

3. Aumento do desempenho do sistema cardiorrespiratório

Está precisando melhorar a sua respiração e deixar o trabalho cardíaco mais eficiente? Por trabalhar todo o corpo de uma única vez, essa atividade física consegue também melhorar o condicionamento cardiorrespiratório. Isso é excelente para aqueles que também praticam exercícios aeróbicos como natação, box, corrida e outros.

4. Reduz a chance de lesão

Quem pratica algum tipo de atividade física, principalmente de forma intensa, com sobrecarga, sabe que as lesões podem ocorrer se o movimento for feito erroneamente ou se os músculos não estiverem devidamente preparados para isso.

Não importa se você pratica musculação, corre, nada, pedala ou faça qualquer outra coisa, o treinamento funcional te ajudará a evitar essas lesões. Quem é atleta, sabe bem que uma simples lesão pode te deixar afastado dos treinos por muito tempo e, para recuperar o período perdido, é necessário muito mais esforço. Evite que isso aconteça e fortaleça os seus músculos.

Além do treinamento funcional, existem outras técnicas que podem te ajudar a evoluir no seu treino de corrida. Descubra quais são!

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais

Programa de Corrida
Treinamento de Corrida

Que tal fazer um mês 100% FREE na Pacefit?

Basta preencher o formulário e começar a correr pra valer e com orientação!