“Sobe o joelho!”, “levanta mais esse braço!”, “inclina o tronco mais à frente!”. Durante a corrida, no intuito de melhorarmos a técnica e consequentemente a performance, é muito comum buscarmos dicas sobre qual a melhor postura para correr, seja através de vídeos na internet, revistas especializadas, ou com o treinador de corrida responsável pelos seus treinos. 

Para quem dispõe de um suporte especializado, esses “comandos” citados no início fazem parte frequente na estratégia de ajuste postural. Porém, muitas  vezes o problema principal de uma má postura na corrida não está tão diretamente ligada a ajustes do corpo, e sim a um quesito chamado cadência 

 

VOCÊ SABE O QUE É CADÊNCIA NA CORRIDA? 

Cadência é a quantidade de passos por minuto que seus pés tocam o chão.

 

Como medir?

Com o avanço da tecnologia na corrida, hoje em dia temos a disposição no mercado uma série de relógios com GPS que calculam automaticamente a cadência na corrida. 

Porém, caso não tenha um relógio com essa função, não tem problema: use um cronometro comum e marque quantas vezes, em 1 minuto, uma das suas pernas toca o pé no solo. Pronto!! Você descobriu sua cadência. 

 

Qual a cadência ideal na corrida? 

De acordo com vários estudos realizados com corredores e atletas de elite, temos as seguintes referências para uma cadência ideal: 

Abaixo de 80 passadas – É considerada uma baixa cadência. Pode ser decorrente de oscilações verticais acima do adequado (correr saltando), velocidade muito baixa ou seu corpo se “esparrama” muito quando toca o solo, ficando mais tempo em contato com o chão do que o necessário. 

Entre 81 a 85 passadas – É considerada uma regular, que precisa ser melhorada. Ajustes simples, como uma passada mais curta, ou inclinar o corpo mais à frente, pode ser suficiente para melhorar essa cadência. 

Entre 86 e 90 passadas – o número ideal, principalmente para corredores amadores 

Acima de 90 passadas – Não é um corredor de elite? Cuidado: isso pode indicar uma passada excessivamente curta. 

Ajustar sua cadência na corrida pode trazer diversos benefícios a você, como:

  • redução de lesões 
  • Melhora da técnica na corrida
  • Distribui melhor a exigência muscular da corrida 
  • Ajuda numa melhor postura 

Por isso, fique literalmente atento aos próximos passos de sua corrida.