Baixar em 30 segundos ou um minuto o tempo do último percurso, é sempre um objetivo. Quem tem a corrida como esporte está sempre em busca de uma melhor performance, não é mesmo? É correr de forma mais eficiente sempre é a principal meta. E nessa busca, escolher o melhor tênis de corrida para você é um dos aspectos que mais influenciam no seu desempenho.

Por isso, separamos para você quais os principais pontos para escolher o melhor tênis de corrida. Confira!!

Que características avaliar ao escolher um tênis de corrida?

A tecnologia nos calçados vem buscando agregar diferentes qualidades para entregar o melhor equipamento. E essa preocupação está presente desde tênis para iniciantes, quanto para corredores que estão numa prova grande e longa como uma maratona, por exemplo.

Ao escolher o melhor tênis de corrida para você, aspectos primordiais como tipo e grau de amortecimento, o tipo da sua pisada ( Supinado, Neutro ou pronado) e nível de conforto do calçado são fundamentais para melhorar o desempenho em uma prova e ajudar a evitar lesões. Vamos conhecer mais sobre eles?

Sistema de amortecimento nos tênis de corrida

O alto impacto na corrida é responsável por várias contusões. Apesar do tipo de amortecimento do tênis não ser capaz de anular a ação de cada passada sobre o corpo, ele é responsável por amenizar e gerar conforto no momento da corrida.

No mercado, atualmente, existem diversos tipos de tecnologia de amortecimento, desde as mais simples (visando maior performance e evitando perder muita energia com a absorção do impacto) até os tênis mais “estruturados”, que trabalham com o objetivo principal de estabilizar o corredor de forma mais passiva e atenuar o impacto.

VS-1

Os tênis com o recurso VS-1 em EVA possuem a ação de diminuir os impactos nas articulações e impulsionar o atleta no desenvolvimento das passadas. No tênis, essa tecnologia é disposta nas áreas nas quais o impacto sobre as articulações é maior, como nas regiões do calcanhar e plantar.

Amortecimento em gel

Já os modelos em gel garantem que o impacto com o chão seja mais suave. Neste modelo, o amortecimento pode ser disposto em uma camada por todo o tênis, na frente (plantar) ou apenas na parte de trás (calcanhar).

É importante lembrar que, depois de uma atividade, o sistema de amortecimento fica comprometido. Para que o mesmo se estabeleça, é necessário um período de 24 horas sem uso. Por isso, uma boa dica para escolher o melhor tênis de corrida para você é ter mais de um tênis. Principalmente se tiver como objetivo correr todos os dias da semana.

Escolher o melhor tênis de corrida para você: Atenção a pisada

 

Cada atleta possui um tipo de pisada de acordo com a sua característica anatômica. Conhecer o modo como pisamos é extremamente importante para a escolha do tênis certo. Especialistas apontam que existem 3 tipos de pisada com características distintas. São elas:

  • Pisada Pronada

  • Pisada Supinada

  • Pisada Neutra

Confortabilidade

Estar confortável durante uma atividade que desgasta o corpo de forma intensa é essencial para conseguir manter um alto desempenho. Por isso, leve em consideração o conforto que o calçado traz para você ao escolhê-lo. Cada corredor tem um formato de pé e a questão conforto sempre será muito relativa. Por isso, considere o que você SENTE ao calçar um tênis de corrida, e apenas as sugestões que recebeu. 

Afinal, qual o melhor tênis de corrida para você?

O melhor tênis de corrida para você não é aquele que tem a cor mais bonita ou da marca X. É aquele que se encaixa corretamente no seu pé e te conforta durante os movimentos de andar e correr.

Qual o tênis que você costuma escolher para correr? Você leva estes fatores em consideração? Conta pra gente aqui nos comentários e conheça mais sobre o trabalho de nossa Assessoria Esportiva